Deputados aprovam urgência para transformar adulteração de bebidas em crime hediondo
Compartilhe
1563 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) a tramitação em regime de urgência do projeto que classifica como crime hediondo a adulteração de bebidas alcoólicas. A medida ganhou força após o aumento preocupante dos casos de intoxicação por metanol, que já somam ao menos 43 confirmações no Brasil.
Segundo interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a expectativa é que o mérito da proposta seja votado ainda hoje. O texto endurece as punições para quem promover a “adição de ingredientes quaisquer ao produto que possam causar risco à vida ou grave ameaça à saúde dos cidadãos”.
A proposta original foi apresentada em 2007 pelo ex-deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), mas voltou ao debate diante da gravidade da situação recente. Apenas em São Paulo, operações policiais fecharam bares e distribuidoras suspeitas de comercializar bebidas adulteradas, com vítimas sofrendo de cegueira e até morte após o consumo.
Especialistas alertam que o metanol, usado ilegalmente como substituto do etanol, é altamente tóxico e pode destruir o nervo óptico em poucas horas, além de provocar falência múltipla de órgãos. A tramitação em urgência busca acelerar a resposta do Congresso diante da escalada de casos e da pressão por medidas mais duras contra criminosos que colocam vidas em risco em troca de lucro rápido.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
