Hugo Motta se alinha a Lula e isola bolsonarismo na crise do metanol
Compartilhe
2543 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez nesta sexta-feira (3) mais um movimento que reforça seu alinhamento com o governo Lula. Ele anunciou que o deputado Kiko Celeguim (PT-SP) será o relator do projeto de lei que torna crime hediondo a falsificação de alimentos e bebidas, pauta que ganhou urgência após a onda de intoxicações por metanol que já deixou mortos em vários estados.
Motta destacou nas redes sociais que o objetivo é “defender a indústria, o comércio e, acima de tudo, a vida das pessoas”. A escolha, porém, deve abrir nova frente de atrito com a base bolsonarista, já que a crise das bebidas adulteradas expôs a inação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que tentou minimizar o problema e até mesmo afastar a suspeita de envolvimento do PCC.
A irritação de Tarcísio ficou evidente em coletiva de imprensa convocada às pressas, quando reclamou que “tudo agora é PCC”, tentando blindar sua gestão da responsabilidade. No entanto, no dia seguinte, novas mortes por metanol foram registradas em Pernambuco, reforçando a necessidade da ação rápida do governo federal e da Polícia Federal, como determinou o presidente Lula.
O gesto de Motta ao indicar um petista de São Paulo como relator ocorre na mesma semana em que ele articulou a aprovação, por unanimidade na Câmara, do projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil e cobra mais dos super-ricos — principal bandeira de Lula para 2026.
Além disso, o presidente da Câmara engavetou a chamada “anistia”, renomeada de PL da Dosimetria, que beneficiaria diretamente Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, tem feito declarações públicas de que Lula caminha fortalecido para a reeleição, em contraste com a desorganização da direita.
A movimentação de Motta mostra que, em meio às crises e às disputas políticas, a prioridade na Câmara tem sido dar respostas rápidas a demandas sociais e de saúde pública, enquanto o bolsonarismo insiste em discursos vazios para proteger aliados.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
