Lula é pressionado a indicar sucessor de Barroso ainda em 2025
Compartilhe
1623 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Lula recebeu de seus assessores a recomendação urgente para nomear ainda em 2025 o substituto do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal, evitando que a decisão se arraste para o ano eleitoral e gere disputas internas que possam desviar o foco da reeleição. Aliados do Planalto alertam que a demora na indicação pode intensificar divisões tanto dentro do governo quanto no campo progressista, criando instabilidade política em um momento que exige concentração nas entregas do mandato. O ministro Ricardo Lewandowski, aposentado do STF, reconheceu que "essas decisões têm que ser rápidas, mas têm que ser bem ponderadas", indicando que a definição deve ocorrer após o retorno de Lula de viagem ao exterior.
A corrida contra o tempo coloca em evidência os dois principais nomes cotados: o advogado-geral da União Jorge Messias, que lidera as apostas pela relação de confiança com Lula, e o senador Rodrigo Pacheco, que busca viabilizar sua candidatura com apoio político no Congresso. A estratégia de antecipar a indicação para 2025 visa não apenas evitar desgastes desnecessários, mas também garantir que o governo entre no ano eleitoral com a composição do STF definida, liberando a agenda para focar exclusivamente na campanha de reeleição e nas políticas públicas que possam fortalecer a imagem da gestão perante o eleitorado.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
