Lula embarca para a Ásia e pode se reunir com Trump em novo gesto diplomático
Compartilhe
5200 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) para uma importante viagem à Ásia, com paradas na Indonésia e na Malásia, consolidando o protagonismo do Brasil no cenário internacional. Em Jacarta, Lula será recebido pelo presidente Prabowo Subianto, em visita oficial que retribui a passagem do líder indonésio por Brasília em julho. Já na sexta-feira (24), o petista participará da 47ª Cúpula da Asean, em Kuala Lumpur, evento que reúne as principais economias do Sudeste Asiático.
A expectativa, porém, recai sobre um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode ocorrer entre domingo (26) e segunda (27). A reunião, segundo os chanceleres Mauro Vieira e Marco Rubio, ainda está em negociação e deve simbolizar uma reaproximação diplomática entre os dois países. Diplomatas brasileiros consideram o gesto um “movimento de pacificação” e uma oportunidade de retomar o diálogo estratégico após anos de tensões e sabotagens promovidas pelo bolsonarismo.
O governo brasileiro vê o giro asiático como peça-chave de sua política externa soberana, marcada pela diversificação de alianças e pelo fortalecimento do Sul Global. A viagem também reforça o papel do Brasil como ponte entre diferentes blocos econômicos, além de abrir portas para novos acordos em energia, tecnologia e transição verde, áreas prioritárias da gestão Lula.
Enquanto o presidente cumpre a agenda internacional, o Brasil segue movimentado: em Brasília, a CPMI do INSS continua com novas oitivas, o STF retoma o julgamento do núcleo 4 da trama golpista, com destaque para o voto do ministro Alexandre de Moraes, e o Congresso Nacional analisa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
No campo econômico, o IBGE divulgará na sexta (24) a prévia da inflação de outubro, enquanto os Estados Unidos apresentarão seu índice de inflação ao consumidor de setembro, dados que podem impactar o cenário global. A comitiva brasileira acredita que a presença de Lula em debates internacionais reforça a confiança do mundo no retorno do Brasil à liderança política e econômica entre as nações democráticas.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
