Haddad encara Campos Neto e diz que o Brasil não aguenta mais os juros altos. Tem que cair!
Compartilhe
4352 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (4) que, por mais pressão que o mercado financeiro exerça sobre o Banco Central, a queda dos juros no Brasil é inevitável. A declaração foi dada em evento da Bloomberg, em São Paulo, um dia antes da nova decisão do BC sobre a taxa Selic.
“Vão ter que cair, vão ter que cair. Por mais pressão que os bancos façam sobre o Banco Central para não baixar juros, elas vão ter que cair”, disse o ministro, ao apontar que uma taxa real de 10% ao ano é insustentável diante de uma inflação de apenas 4,5%. “Você vai sustentar um juro de 15% em nome do quê?”, questionou.
Atualmente, a Selic está em 15% ao ano, o nível mais alto do mundo entre economias relevantes. O Banco Central, sob a presidência de Roberto Campos Neto, tem defendido manter a taxa “por período prolongado”, alegando necessidade de garantir o cumprimento da meta de inflação.
Haddad, no entanto, destacou que as expectativas do mercado vêm melhorando. O Boletim Focus aponta queda nas projeções de inflação: 4,55% para 2025, 4,20% para 2026 e 3,80% para 2027. Para o ministro, os números confirmam que o país está no caminho da estabilidade e que manter juros tão altos só interessa ao rentismo que trava o crescimento.
A fala de Haddad reforça a postura do governo Lula de defender a redução responsável das taxas de juros para permitir a retomada do investimento, da geração de empregos e do poder de compra da população — em contraste com o modelo ultraliberal defendido por setores ligados ao bolsonarismo e ao sistema financeiro.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
