Lula colhe vitória diplomática e Eduardo Bolsonaro surta em modo “desespero agressivo”
Compartilhe
9463 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A redução da tarifa extra de 40% imposta por Donald Trump aos produtos agrícolas brasileiros expôs novamente a postura desonesta de Eduardo Bolsonaro, que, dos Estados Unidos, correu para tentar tirar Lula do centro das negociações. Mesmo com o decreto americano mencionando explicitamente o avanço das conversas entre os dois presidentes desde o encontro na Malásia, o deputado tentou atribuir o recuo unicamente à “inflação americana”.
Ignorando os fatos, Eduardo voltou a repetir o rótulo fantasioso de “tarifa-Moraes”, alegando que o tarifaço original seria resultado de uma suposta “instabilidade jurídica” no Brasil — narrativa já desmentida pelo próprio contexto diplomático. Ele ainda afirmou que a mudança não teria relação com Lula e que outros países também foram beneficiados, numa tentativa clara de minimizar o impacto da articulação do governo brasileiro.
Veja:
A tarifa-Moraes de 50% sobre a maioria dos produtos brasileiros é consequência direta da crise institucional causada pelo ministro Alexandre de Moraes, cujos abusos já preocupam o mundo e afetam a confiança internacional no Brasil.
— Eduardo Bolsonaro???? (@BolsonaroSP) November 20, 2025
É preciso ser claro: a diplomacia brasileira… pic.twitter.com/Nqk09v3V49
O Planalto, porém, destacou que a menção direta à conversa entre Lula e Trump é prova concreta do peso das negociações conduzidas pelo Itamaraty. Para o governo, o recuo americano representa um avanço diplomático importante e fortalece tanto o agronegócio quanto setores industriais que dependem da exportação.
A ministra Gleisi Hoffmann classificou a decisão dos EUA como uma vitória política de Lula e lembrou que o presidente tratou o tema com “seriedade e altivez”. Ela também afirmou que o episódio desmonta o discurso de Jair e Eduardo Bolsonaro, além de frustrar aliados como Tarcísio de Freitas, que haviam comemorado o tarifaço imposto em julho.
O líder do governo, José Guimarães, reforçou que a decisão reflete a “diplomacia ativa” brasileira e demonstra que o país voltou a ter diálogo real com grandes potências, ao contrário do isolamento internacional produzido durante o bolsonarismo. Segundo ele, o Planalto continuará negociando para ampliar a remoção das tarifas remanescentes.
Mesmo diante do documento oficial da Casa Branca citando diretamente Lula, Eduardo Bolsonaro insiste em distorcer informações, numa tentativa de proteger seu grupo político e esconder o constrangimento causado por seus ataques constantes ao Brasil no cenário internacional.
O ativista Thiago dos Reis, se diverte enquanto dá a informação correta:
Deu ruim pro EDUARDO BOLSONARO!!! ?????????????? Rindo até 2050!! pic.twitter.com/aLAQUHiWKm
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) November 21, 2025
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
