Rixi Moncada denuncia tentativa de interferência de Trump na eleição hondurenha
Compartilhe
2083 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A candidata de esquerda à presidência de Honduras, Rixi Moncada, denunciou a intervenção descarada de Donald Trump nas eleições hondurenhas deste domingo (30), acusando o presidente norte-americano de utilizar métodos colonialistas para impor seu candidato preferido.
Moncada identificou "duas ações concretas" de interferência: o apoio explícito de Trump nas redes sociais ao candidato de direita Nasry "Tito" Asfura e o escandaloso perdão concedido ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos de prisão por tráfico de drogas nos Estados Unidos. A estratégia de coerção incluiu a ameaça direta de que Washington não "jogaria dinheiro" em Honduras caso a candidata governista ou o centrista Salvador Nasralla vencessem o pleito.
Moncada não poupou críticas ao indulto concedido a Hernández, classificando o ex-presidente como "narco" e "maior traficante de drogas da história de Honduras", responsável por "infectar e envenenar a sociedade americana" com cocaína. A candidata situou as ações atuais de Trump dentro do histórico intervencionista dos EUA na América Central, lembrando as "Guerras das Bananas" do século XX, quando Washington ocupou militarmente países da região para proteger interesses corporativos norte-americanos. O caso expõe a continuidade da doutrina imperialista estadunidense, que agora utiliza a combinação de ameaças econômicas e indultos a criminosos condenados para tentar determinar o resultado de eleições soberanas em países latino-americanos.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
