Em inauguração, Lula garante acesso a tratamento contra câncer de alto nível para todos
Compartilhe
1901 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11), durante a inauguração do Centro de Radioterapia de Itabira, em Minas Gerais, que um governo responsável poderia ter evitado a maior parte das mortes provocadas pela Covid-19 no país. Lula relacionou o novo equipamento à importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu que todos os brasileiros, independentemente de sua renda, devem ter acesso ao mesmo padrão tecnológico disponível globalmente.
?? Itabira (MG) ganhou novo centro de radioterapia pelo SUS e outros 4 estados também.
— Governo do Brasil (@govbr) December 11, 2025
Mais de R$ 100 milhões investidos só em Minas Gerais pra fortalecer o SUS e ampliar o tratamento do câncer.
É investimento, é tecnologia de ponta no tratamento e mais cuidado. pic.twitter.com/e56PCzRMVu
Em seu discurso, o presidente destacou que a máquina de radioterapia instalada é de nível internacional, afirmando: “Este aparelho que está montado aqui [...] é a mesma máquina que se o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, precisar fazer uma radioterapia, vai fazer numa máquina igual à que vocês estão fazendo”.
Lula defendeu a igualdade no acesso ao tratamento, reforçando que garantir dignidade à população mais pobre é uma diretriz central de seus governos. Ele relembrou que, ao assumir em 2003, sua missão era promover dignidade básica, mas ressaltou que o povo brasileiro demanda muito mais do que apenas acesso à alimentação. "O povo quer ter um bom emprego, um bom salário, uma boa saúde, uma boa casa”, afirmou. Ao defender a proteção social, o presidente ainda fez um paralelo histórico, dizendo que aqueles que ousaram defender os pobres foram alvos de perseguição, "a começar por Jesus Cristo".
Em um dos trechos mais enfáticos de sua fala, Lula criticou a nefasta gestão de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, afirmando que a falta de responsabilidade custou centenas de milhares de vidas. "Esse país nunca mais terá um presidente que deixou morrer a quantidade de gente que morreu por conta da Covid. Nunca mais”, declarou, lembrando que foram mais de setecentas mil mortes apenas no Brasil.
O presidente reforçou que a condução da crise sanitária deveria ter seguido rigorosamente as diretrizes científicas. Lula afirmou que, se ele estivesse no governo, o resultado teria sido drasticamente diferente: “Se eu fosse presidente naquela época e o [Alexandre] Padilha ministro da Saúde, duvido que a gente não tivesse salvo 70% ou 80% daquelas pessoas que morreram por falta de vergonha e de responsabilidade de um presidente que ficava na televisão imitando as pessoas que estavam com Covid, tossindo e zombando da saúde das pessoas que morreram”, disparou.
Lula também fez um alerta sobre a disseminação de desinformação e a facilidade com que discursos destrutivos ganham espaço. “Destruir é muito simples. Falar mal dos outros é muito simples. Contar mentiras com o celular é muito simples”, disse. Ele comparou isso ao difícil, mas nobre, processo de construção coletiva de políticas públicas: “Vocês, mulheres e homens que casaram e construíram família, sabem o quanto é difícil cada tijolo que a gente põe na casa da gente”. Ao concluir o discurso, o presidente celebrou o avanço do SUS, garantindo que "mulheres e homens, trabalhadoras e trabalhadores, vocês terão agora um tratamento oncológico igual ao de qualquer pessoa rica desse país”.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
