Encontro entre Lula e Trump em março mira estabilidade e acordos comerciais
Compartilhe
1432 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do presidente Lula segue demonstrando maturidade e pragmatismo na condução da política externa para proteger os interesses nacionais. Na última sexta-feira (31), o chanceler Mauro Vieira conversou por telefone com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para pavimentar o caminho da visita oficial de Lula a Washington em março. O objetivo é transformar o encontro com Donald Trump em um palco para anúncios práticos, superando a fase de gestos meramente diplomáticos e focando na retomada da cooperação bilateral.
A pauta principal da reunião envolve o fim definitivo dos efeitos do "tarifaço" e das sanções que foram impostas contra autoridades brasileiras no ano passado. É importante lembrar que essas medidas agressivas da gestão Trump foram uma retaliação política à condenação de Jair Bolsonaro por sua tentativa de golpe de Estado e ao combate do STF contra a desinformação nas redes. Agora, a diplomacia de Lula trabalha para apresentar esses entraves como superados, limpando o terreno para uma relação funcional e estável.
Para dar substância ao encontro, o Brasil propôs um plano robusto de combate ao crime organizado, tema que gera forte interesse em Washington e que foi idealizado por Lula em dezembro. Além disso, Mauro Vieira deve se reunir na próxima semana com Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, para discutir a redução de tarifas que hoje atingem cerca de 20% das exportações brasileiras. O governo busca aliviar o peso sobre o setor produtivo nacional e garantir fôlego econômico em um ano eleitoral.
Manter uma relação equilibrada com a Casa Branca é tratado como prioridade estratégica para reduzir riscos de tensões externas durante o processo eleitoral brasileiro de outubro. A atual gestão entende que, apesar das diferenças ideológicas abissais, o diálogo institucional é o único caminho para evitar que o Brasil seja novamente alvo de sanções arbitrárias motivadas pela solidariedade de Trump ao grupo bolsonarista derrotado nas urnas e condenado pela Justiça.
Diplomatas avaliam que a crise diplomática, que chegou a ser crítica, está perto de ser contornada graças à atuação técnica do Itamaraty e de setores empresariais que rechaçam o isolamento. O esforço é para que a boa relação pessoal estabelecida entre Lula e Trump nos contatos telefônicos recentes sirva de escudo contra novas turbulências. No entanto, o cenário ainda exige cautela devido a novos pontos de atrito internacional, como as ações americanas na Venezuela e a postura independente do Brasil no cenário global.
Ao contrário do governo anterior, que se submetia de forma humilhante aos interesses estrangeiros em troca de nada, o governo Lula negocia com altivez. A resistência brasileira em aderir cegamente a projetos como o "Conselho da Paz" de Trump reforça que o país voltou a ter uma política externa soberana. O foco em março será extrair resultados que beneficiem o povo brasileiro, mantendo a autonomia do país diante das pressões da extrema-direita internacional.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
