Lula viaja à Índia para cúpula de IA e negocia acordos sobre minerais críticos e comércio bilateral
Compartilhe
1046 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (17) para a Índia, onde participará da Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial e cumprirá agenda bilateral com o primeiro-ministro Narendra Modi. A viagem, que antecede visita à Coreia do Sul, tem como foco o fortalecimento das relações comerciais e a ampliação da cooperação em áreas estratégicas, como minerais críticos e governança digital. Um dos principais resultados esperados é a assinatura de um memorando de entendimento sobre minerais críticos, setor no qual o Brasil detém reservas expressivas de lítio e nióbio, fundamentais para a transição energética e cadeias de alta tecnologia.
Na cúpula de IA, Lula deve defender princípios de inovação responsável, segurança e ética, com atenção a temas como deepfakes e vieses discriminatórios. A agenda também inclui a inauguração do escritório da Apex-Brasil em Nova Délhi, voltado a estimular empresários brasileiros no mercado asiático. Brasil e Índia, membros fundadores do Brics, buscam aprofundar a cooperação Sul-Sul e reduzir dependências externas. Esta é a quarta visita de Lula ao país e a segunda em seu atual mandato, consolidando o diálogo político em temas como energia, saúde e comércio bilateral, que tem meta de alcançar US$ 20 bilhões anuais até o fim da década.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
