Elas comandam o futuro: mulheres já lideram 43% das startups de ciência e tecnologia no Brasil
Compartilhe
639 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O protagonismo feminino na inovação brasileira deixou de ser promessa e virou realidade concreta. Dados do Observatório Sebrae Startups revelam que as mulheres já representam 21% das lideranças em startups de impacto socioambiental e, mais impressionante, comandam 43% dos projetos aprovados no programa Catalisa ICT, voltado para deep techs — aquelas empresas que desenvolvem ciência e tecnologia de ponta. Um salto que mostra: quando recebem apoio estruturado, as mulheres não apenas entram, mas dominam o jogo da inovação.
Apesar do avanço em nichos estratégicos, o cenário geral ainda escancara as dificuldades estruturais. Nas startups brasileiras como um todo, a participação feminina nos quadros societários é de apenas 18% — cerca de 4,2 mil negócios. E 61% desses empreendimentos liderados por mulheres ainda engatinham nas fases iniciais de ideação e validação. O gargalo, como alerta Fernanda Zambon, analista do Sebrae Nacional, está na permanência: "Não basta ampliar a entrada; é preciso garantir acesso a capital, redes estratégicas e condições para avançar a escala."
Na ponta, porém, os exemplos de sucesso mostram o caminho. Em Recife, a T-Access, fundada por Tarciana Katter, desenvolve soluções de acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual, provando que inclusão e inovação caminham juntas. "A mulher tem uma escuta ativa muito forte, consegue olhar para as pessoas e para o negócio ao mesmo tempo", afirma a empreendedora, destacando a sensibilidade feminina para negócios com propósito.
Já em São Luís, a startup Compensei, criada por Vilena Silva, democratiza o acesso à agenda climática com uma plataforma que simplifica a medição e compensação de emissões de carbono para pequenas empresas. "A ciência precisa sair do laboratório e chegar nas empresas, nos territórios, nas políticas públicas", defende a fundadora, que aposta na ponte entre academia e setor produtivo. O recado está dado: com oportunidades e apoio, as mulheres não só inovam como transformam a economia.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
