Mulheres em luta: Atos do 8 de março tomam o Brasil contra o feminicídio e pelo fim da escala 6x1
Compartilhe
1563 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Dia Internacional da Mulher de 2026 é marcado por uma mobilização histórica que ocupa as ruas das cinco regiões do Brasil. Sob o lema "Pela Vida das Mulheres", milhares de manifestantes denunciam o crescimento do feminicídio e a retirada de direitos, transformando o 8 de março em um grito de resistência contra a aliança entre o capitalismo, o racismo e o patriarcado. Além da pauta central da segurança, as marchas deste ano trazem uma forte bandeira econômica e social: o fim da escala 6x1, uma jornada exaustiva que atinge majoritariamente as mulheres, sobrecarregadas pela dupla jornada de trabalho e cuidados.
As organizações que compõem a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) ressaltam que estar nas ruas é um ato de exigência pela proteção da vida e pelo fim da exploração. O manifesto das entidades destaca que a luta das brasileiras está conectada à resistência de mulheres em Gaza, Cuba e Venezuela, que enfrentam os impactos do imperialismo e do avanço da extrema-direita global. Para as lideranças do movimento, a defesa da soberania e da democracia é indissociável da libertação feminina e da garantia de direitos básicos que vêm sendo atacados por setores conservadores.
Em São Paulo, a concentração ocorre no tradicional vão livre do MASP, enquanto no Rio de Janeiro as mulheres se reúnem na orla de Copacabana. Em Brasília, a marcha segue em direção ao Palácio do Buriti, reforçando a pressão sobre o poder público por políticas efetivas de combate à violência doméstica. No Nordeste e no Norte, capitais como Salvador, Recife e Belém também registram grandes atos, unindo as pautas nacionais às especificidades regionais da luta das mulheres camponesas, indígenas e quilombolas.
As manifestações deste domingo reafirmam que o 8 de março não é uma data de celebrações vazias, mas um dia de luta política intensa. Ao pautar o fim da escala 6x1 no Parlamento e exigir justiça para as vítimas de feminicídio, as mulheres brasileiras sinalizam que não aceitarão retrocessos. O movimento segue agigantado, mostrando que a construção de um país mais justo e igualitário passa, necessariamente, pela valorização do trabalho feminino e pela garantia de que nenhuma mulher seja morta ou explorada pelo simples fato de ser mulher.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
