Massacre no Líbano: Ofensiva de Israel e EUA espalha rastro de morte e foge do controle com 700 mil desabrigados
Compartilhe
1528 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O cenário humanitário no Oriente Médio atingiu níveis alarmantes nesta segunda-feira, com o Ministério da Saúde do Líbano confirmando a morte de ao menos 486 pessoas desde que as agressões israelenses foram intensificadas na última semana. A violência desmedida, que agora se expande por solo libanês, forçou o deslocamento em massa de cerca de 700 mil pessoas, que abandonaram suas casas em uma tentativa desesperada de escapar dos bombardeios. Este novo capítulo de horror é o desdobramento direto da ação coordenada entre Estados Unidos e Israel iniciada no final de fevereiro, que resultou no assassinato do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, mergulhando a região em uma guerra aberta e perigosa para a paz mundial.
A ofensiva imperialista não poupou a população civil iraniana, onde os números de vítimas já ultrapassam a marca de 1.200 mortos, segundo agências de direitos humanos. Enquanto Washington celebra a destruição de infraestruturas militares e sistemas de defesa aérea em Teerã, o governo iraniano revida atingindo interesses dos agressores em diversos países vizinhos, como Arábia Saudita, Catar e Iraque. A retaliação transforma o tabuleiro geopolítico em uma zona de conflito generalizada, onde as baixas militares também começam a se acumular, com a confirmação da morte de soldados estadunidenses e israelenses em confrontos diretos no sul do Líbano.
Entidades internacionais de proteção à infância e aos direitos humanos denunciam o uso de métodos ilegais de guerra, como o emprego de fósforo branco em ataques ao Líbano, uma substância que causa queimaduras químicas terríveis e é proibida por convenções internacionais. A Unicef reportou que, em apenas uma semana, ao menos 83 crianças perderam a vida sob os escombros, expondo a face mais cruel de uma guerra que ignora a soberania das nações e a proteção aos mais vulneráveis. Diante do colapso da segurança internacional, a comunidade global observa com apreensão a insistência no uso da força bruta em detrimento da diplomacia que o governo Lula tem defendido incansavelmente nos fóruns multilaterais.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
