Brasil e Rússia alinham estratégias contra proliferação nuclear em meio à instabilidade global
Compartilhe
1180 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em um movimento estratégico para a diplomacia brasileira, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia realizaram, na última quinta-feira (19), uma rodada de consultas de alto nível sobre controle de armas, desarmamento e não proliferação. O encontro, ocorrido em Brasília, serviu para que as duas nações aprofundassem a análise sobre o atual cenário de segurança internacional, marcado por crescentes tensões e ameaças à estabilidade global. Segundo notas divulgadas pelas chancelarias, as delegações compararam posições sobre o funcionamento de fóruns multilaterais, buscando pontos de convergência em temas que são fundamentais para a governança mundial da energia e tecnologia nuclear.
O ponto focal das discussões foi a preparação para a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), agendada para ocorrer entre o final de abril e o mês de maio em Nova York. O Brasil, que historicamente defende o desarmamento nuclear integral como contrapartida ao direito ao uso pacífico da tecnologia, buscou alinhar com Moscou perspectivas que garantam o equilíbrio do tratado. Para a diplomacia russa, o diálogo com o Brasil é visto como essencial para manter canais abertos de estabilidade, especialmente em um momento em que mecanismos de controle de armas enfrentam pressões significativas devido a conflitos regionais e à reconfiguração das alianças militares globais.
Ao encerrar as consultas, ambos os países reafirmaram o compromisso de manter um diálogo bilateral contínuo e estratégico. A reunião sinaliza a intenção do governo brasileiro de atuar como um mediador relevante e um defensor da ordem multilateral, buscando soluções diplomáticas para evitar uma nova corrida armamentista. Em um contexto onde o presidente Lula tem criticado publicamente os efeitos dos conflitos internacionais nos preços da energia e do diesel, o reforço desse canal de comunicação com uma potência nuclear como a Rússia sublinha a busca brasileira por uma inserção ativa na manutenção da paz e da segurança internacional.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
