Cláudio Castro anuncia renúncia ao governo do RJ nesta segunda
Compartilhe
3389 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O estado do Rio de Janeiro vive um novo terremoto político com a confirmação da renúncia do governador Cláudio Castro (PL), marcada para esta segunda-feira (23). A decisão, tomada às pressas, é uma manobra explícita para tentar salvar seu futuro político, já que ocorre na véspera do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível por oito anos. Castro é o centro de um escândalo de abuso de poder político e econômico, com graves acusações de utilização da Fundação Ceperj como um "cabide de empregos" eleitoral durante sua campanha de reeleição, ferindo a moralidade administrativa e a lisura do pleito.
A estratégia de abandonar o Palácio Guanabara mira uma cadeira no Senado em 2026, mas deixa o estado em uma situação de incerteza institucional. Com a saída do governador, o Rio passará a ser comandado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto, até que a Assembleia Legislativa (Alerj) realize uma eleição indireta para definir quem ocupará o cargo no mandato tampão. Antes de sair, Castro ainda promoveu uma reforma administrativa ruidosa, exonerando 11 secretários em um movimento de "salve-se quem puder" para permitir que seus aliados também disputem as próximas eleições.
A queda de Castro é vista por lideranças progressistas como o desmoronamento de mais um pilar do bolsonarismo fluminense, marcado por denúncias de corrupção e desmonte das políticas públicas. O uso desenfreado da máquina pública para fins pessoais e eleitorais, apontado pelo Ministério Público Eleitoral, reforça a urgência de uma limpeza ética nas instituições do Rio. Enquanto o ex-governador tenta uma sobrevida política nas urnas do Senado, o povo fluminense aguarda que o TSE faça justiça e impeça que práticas autoritárias e patrimonialistas continuem a ditar o destino do estado.
Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
