Fim do entreguismo: Petrobras avança em acordo para recomprar a refinaria de Mataripe
Compartilhe
2970 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A soberania brasileira está prestes a celebrar uma vitória histórica contra o entreguismo do desgoverno passado. A Refinaria de Mataripe, na Bahia, a segunda maior do país, pode voltar ao controle da Petrobras após ter sido vendida a preço de banana para um fundo árabe durante a gestão bolsonarista. Sob a liderança do presidente Lula, a estatal negocia a recompra da unidade, corrigindo um dos maiores crimes contra o patrimônio nacional cometidos pela prole de Jair Bolsonaro e seus aliados, que tentaram desmantelar nossa autossuficiência energética para favorecer interesses estrangeiros.
O movimento de retomada é uma resposta direta à política de destruição da Petrobras iniciada por Paulo Guedes e seus asseclas, que privatizaram ativos estratégicos sem qualquer compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Atualmente operada pela Acelen, a refinaria tem sido alvo de críticas pelos altos preços dos combustíveis na região, evidenciando o fracasso do modelo neoliberal que penaliza o povo brasileiro. Com a volta ao controle estatal, o governo Lula reafirma o compromisso de abrasileirar os preços e garantir que o petróleo extraído aqui sirva ao bem-estar da nossa população, e não ao lucro de acionistas internacionais.
As negociações avançam para que a Petrobras recupere a capacidade de refino que o bolsonarismo tentou aniquilar. A estratégia faz parte de um plano maior de reconstrução nacional, onde as empresas públicas voltam a ser motores de crescimento e justiça social. Enquanto o governo anterior batia continência para interesses externos, a gestão atual trabalha para que o Brasil recupere sua dignidade e segurança energética, protegendo setores vitais das garras de privatistas que viam no Estado apenas uma fonte de mamatas para o mercado financeiro.
A importância de Mataripe vai além da produção de derivados; ela é um símbolo de resistência contra o desmonte das políticas públicas que o neofascismo tentou normalizar. A retomada da refinaria permitirá ao Estado brasileiro maior controle sobre a cadeia de produção, evitando que crises globais ou decisões de fundos estrangeiros ditem o preço do gás e da gasolina na mesa do trabalhador. É a prova de que o país mudou de rumo, trocando a submissão humilhante pela afirmação de um projeto soberano e popular.
Analistas do mercado, que antes celebravam o fatiamento da estatal, agora assistem ao fortalecimento de uma Petrobras que investe em tecnologia e transição energética. A prole de Bolsonaro e os políticos que apoiaram a venda da refinaria assistem, isolados, ao sucesso de uma política que coloca o Brasil novamente entre as grandes potências globais. A recuperação desse ativo é um golpe no fígado do bolsonarismo, que sonhava em transformar o país em uma colônia exportadora de matéria-prima sem valor agregado.
Fechar essa negociação marcará o fim definitivo da era das trevas no setor de óleo e gás. Lula segue firme na missão de recuperar o que foi saqueado, garantindo que o patrimônio construído com o suor de gerações de brasileiros volte para as mãos do seu verdadeiro dono: o povo. A Refinaria de Mataripe será novamente um orgulho nacional, consolidando a vitória da democracia e da soberania sobre o obscurantismo e a incompetência que quase destruíram nossas maiores riquezas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
