"EUA não merecem confiança", diz Irã ao enterrar acordo sobre programa nuclear
Compartilhe
1475 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, declarou neste domingo (12) que os Estados Unidos não conquistaram a confiança de Teerã nas negociações realizadas no Paquistão. Segundo autoridades iranianas, as conversas avançaram em alguns aspectos, mas fracassaram diante de impasses centrais envolvendo o Estreito de Ormuz, o programa nuclear e a liberação de ativos financeiros congelados. O Irã exige acesso a aproximadamente US$ 27 bilhões no exterior e reparações por seis semanas de bombardeios aéreos, recursos que seriam destinados à reconstrução do país – solicitações rejeitadas por Washington. Outro ponto de tensão foi o estoque iraniano de urânio enriquecido: Trump defende que Teerã entregue ou venda integralmente o material, enquanto o Irã reitera seu direito ao desenvolvimento nuclear com fins pacíficos.
O vice-presidente americano, J.D. Vance, afirmou que o Irã rejeitou as condições apresentadas pelos EUA: “Deixamos bem claro quais são nossas linhas vermelhas, e eles optaram por não aceitar nossos termos”. Do lado iraniano, Ghalibaf disse que Washington precisa “decidir se consegue ou não conquistar nossa confiança”. O impasse reforça o cenário de desconfiança entre as duas potências, mesmo diante de tentativas recentes de retomada do diálogo diplomático. A postura firme do Irã evidencia que a estratégia de pressão máxima de Trump falhou mais uma vez.
Com informações do RT Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
