Lula celebra o "dia de ouro" da economia com recorde da bolsa e queda livre do dólar
Compartilhe
3449 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O mercado financeiro brasileiro viveu uma segunda-feira (13) de euforia, consolidando o que muitos analistas já chamam de "momento doce" da economia sob a gestão Lula. Pela primeira vez em dois anos, o dólar encerrou o dia abaixo do patamar psicológico dos cinco reais, fechando cotado a R$ 4,99 (queda de 0,25%). No mesmo ritmo, o Ibovespa ignorou as turbulências iniciais e disparou para os 198.132 pontos, renovando seu recorde histórico com o apoio massivo de gigantes como Vale e Petrobras.
O combustível para essa virada veio diretamente do tabuleiro geopolítico. Após um fim de semana de ameaças de bloqueio no Estreito de Ormuz, o presidente norte-americano Donald Trump mudou o tom no início da tarde, sinalizando que o Irã estaria disposto a fechar um acordo. A "paz armada" foi o suficiente para que os investidores globais corressem de volta para mercados emergentes. O Brasil, com seus juros atrativos e balança comercial recorde, tornou-se o destino preferido do capital estrangeiro, que inundou a bolsa e ajudou a derreter a cotação da moeda americana.
Internamente, a combinação de commodities em alta e a percepção de estabilidade institucional têm funcionado como um escudo. Enquanto o dólar acumula queda de quase 9% no ano, a bolsa brasileira se descola de crises regionais e mira o alvo simbólico dos 200 mil pontos. Para o cidadão comum, a queda do dólar abaixo de R$ 5,00 é um sinal de alívio que deve começar a aparecer no preço de produtos importados e combustíveis nas próximas semanas, reforçando a narrativa de controle inflacionário e crescimento sustentado defendida pelo Palácio do Planalto.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
