Relatório de CPI poupa milicianos e pede indiciamento de ministros do STF em manobra política
Compartilhe
10439 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A tentativa espúria de aparelhar o Poder Legislativo para perseguir o Poder Judiciário ganhou um novo e vergonhoso capítulo. Em pleno ano eleitoral, o relator de uma CPI controlada pela extrema direita, Alessandro Vieira, apresentou um relatório que é uma verdadeira aberração jurídica: ele pede o indiciamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto, de forma cínica, poupa colegas parlamentares envolvidos em esquemas suspeitos e ignora completamente a atuação de milicianos. Para os defensores da democracia e apoiadores do governo Lula, esse movimento é uma prova clara de que o bolsonarismo ainda tenta usar as instituições para promover o caos e proteger seus aliados criminosos.
O jornalista Leonardo Sakamoto revelou que o relatório ignora provas contundentes para focar em uma vingança política contra aqueles que frearam as investidas golpistas nos últimos anos. Enquanto o país tenta se reconstruir sob a liderança de Lula, focando na justiça e no desenvolvimento, a ala radical do Congresso Nacional prefere gastar dinheiro público para criar cortinas de fumaça. Ao poupar figuras ligadas às milícias e parlamentares sob investigação, o relator deixa evidente que a prioridade da comissão não é a verdade, mas sim a blindagem de uma rede criminosa que floresceu sob a sombra do antigo regime.
Essa inversão de valores é uma tática clássica do neofascismo: atacar os juízes para garantir a impunidade dos comparsas. A estratégia visa desgastar o STF justamente no período em que a Corte analisa crimes graves cometidos pela cúpula do governo anterior e seus herdeiros políticos. Para o campo progressista, é inadmissível que o Parlamento seja transformado em um balcão de negócios para proteger infratores, enquanto se tenta criminalizar magistrados que apenas cumpriram o seu dever constitucional de proteger o Estado Democrático de Direito.
A complacência do relator com milicianos é o ponto mais alarmante, pois reforça os laços obscuros que o bolsonarismo sempre manteve com o crime organizado em diversas regiões do país. Enquanto o Ministério da Justiça de Lula trabalha para sufocar as estruturas financeiras das milícias, a extrema direita no Congresso oferece salvo-conduto a esses grupos em seus relatórios oficiais. O uso político da CPI em ano eleitoral serve apenas para alimentar o ódio nas redes sociais e tentar reverter a tendência de derrota que o grupo enfrenta diante dos avanços sociais e econômicos do governo atual.
A blindagem oferecida aos colegas parlamentares mostra que a "ética" pregada pelos aliados do condenado Bolsonaro é seletiva e oportunista. O documento final da CPI ignora evidências de corrupção e abuso de poder que envolvem a base bolsonarista, focando exclusivamente em criar um fato político contra o Judiciário. Essa manobra tenta desviar a atenção da população dos sucessos do governo Lula, como a queda do desemprego e a valorização do salário mínimo, substituindo o debate real por uma guerra imaginária contra os tribunais superiores.
A resistência democrática precisa denunciar esse relatório como o que ele realmente é: uma peça de ficção produzida para proteger bandidos e perseguir guardiões da Constituição. O Brasil não pode mais aceitar que investigações sérias sejam convertidas em instrumentos de chantagem e proteção de milícias. A reconstrução do país exige que a lei seja aplicada a todos, especialmente àqueles que, escondidos atrás de mandatos, tentam transformar o Estado brasileiro em uma extensão de seus próprios interesses criminosos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
