Alckmin confirma tendência mundial e Lula coloca fim da escala 6x1 na mesa do Congresso
Compartilhe
2132 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), deu um recado direto aos que resistem ao fim da escravidão moderna da escala 6x1: a redução da jornada de trabalho é uma tendência mundial irreversível. Em visita a Valparaíso de Goiás neste sábado (18), Alckmin afirmou que o Congresso Nacional precisa debater seriamente o tema, seja com adoção imediata ou de forma escalonada por setor econômico. "Essa é uma tendência mundial. Se deve discutir o tema para ver a maneira se isso pode ser implantado direto, se deve ter um escalonamento em razão dos tipos de atividade", declarou, alinhando o governo Lula a um movimento global por mais qualidade de vida para os trabalhadores.
Enquanto Lula cumpre agenda na Europa, a discussão avança em Brasília. Duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) tramitam na Câmara dos Deputados e prometem enterrar de vez a jornada exaustiva. A PEC 221/2019 quer reduzir a carga semanal de 44 para 36 horas, sem diminuir salários. Já a PEC 8/2025 vai além e propõe a escala 4x3 três dias de descanso por semana. O relator na CCJ já se manifestou favoravelmente, e o governo federal considera a pauta estratégica, apostando que o fim da 6x1 pode ser um divisor de águas social e até eleitoral.
Além das PECs, o governo já encaminhou ao Congresso um projeto de lei em regime de urgência com mudanças mais moderadas jornada de 40 horas e escala 5x2 como um aceno ao setor produtivo. Mas o recado de Alckmin é claro: o Brasil não pode ficar para trás. A tramitação ainda é longa as propostas precisam passar por comissão especial, plenário da Câmara e Senado mas o presidente em exercício deixou um recado aos pessimistas de plantão: o debate está posto, e a tendência é mundial. Os trabalhadores brasileiros merecem descansar mais e viver melhor.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
