PF corta acesso de segundo agente dos EUA em nova medida de reciprocidade
Compartilhe
1719 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A soberania brasileira voltou a ser reafirmada com firmeza nesta sexta-feira (24). Em um desdobramento direto da crise diplomática aberta pelos Estados Unidos, a Polícia Federal (PF) suspendeu o acesso de um segundo agente norte-americano às suas estruturas e sistemas de informação. A medida foi confirmada pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, e consolida a política de reciprocidade determinada pelo governo Lula e pelo Itamaraty após a expulsão arbitrária do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho do território estadunidense.
Diferente do agente Michael Myers — que já deixou o país por determinação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) —, o segundo alvo da retaliação brasileira permanece em solo nacional, mas está agora isolado e impedido de exercer suas funções de ligação junto à PF. A identidade deste funcionário tem sido preservada por razões estratégicas e de segurança, mas o recado de Brasília é nítido: o Brasil não aceitará passivamente abusos de autoridade ou tentativas de intimidação contra seus policiais, especialmente aqueles envolvidos em investigações sensíveis que atingem o núcleo do golpismo bolsonarista, como o caso de Alexandre Ramagem.
A crise, que escalou rapidamente após o governo de Donald Trump acusar o delegado Marcelo Ivo de "manipular" o sistema migratório americano, expõe a face autoritária da atual gestão da Casa Branca em relação ao Sul Global. Ao expulsar o oficial que colaborou para a prisão de Ramagem — condenado pelo STF a 16 anos de prisão —, Washington tentou impor uma blindagem política a aliados ideológicos da extrema-direita. No entanto, a resposta brasileira, pautada pela dignidade diplomática e pelo princípio da reciprocidade, demonstra que a cooperação internacional deve ser uma via de mão dupla, baseada no respeito mútuo e não em imposições imperiais.
Apesar do endurecimento das medidas, o diretor Andrei Rodrigues ressaltou que a cooperação técnica de segurança entre as duas nações não foi totalmente rompida, mas passará por uma rigorosa reavaliação de protocolos. Para o governo Lula, a prioridade é garantir que a Polícia Federal possa trabalhar sem ingerências externas e que nenhum país estrangeiro se sinta no direito de perseguir autoridades brasileiras em missão oficial. O episódio marca um ponto de inflexão na relação bilateral, com o Brasil deixando claro que a "continência" aos EUA ficou no passado e que a defesa da lei e da soberania nacional é a única bússola que guia o Itamaraty e a PF.
Com informações da GloboNews
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
