PT elege BRICS e integração latina como armas contra crise global e avança sobre hegemonia americana
Compartilhe
1176 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O 8º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado neste sábado (25), teve um tom de estadista. Enquanto a extrema direita prega isolamento e submissão aos EUA, o PT debateu o futuro da geopolítica mundial e apontou caminhos para fortalecer o BRICS e a integração latino-americana como resposta à crise do multilateralismo. O senador Humberto Costa, secretário de Relações Internacionais do partido, foi direto: o BRICS não é mais apenas um bloco econômico, mas um ator político de peso, representando 40% da população mundial e 35% do PIB global. "Não se trata apenas de economia, mas de soberania, com discussões sobre o uso de moedas locais e a consolidação de um grande banco internacional de desenvolvimento", afirmou Costa, em um recado claro à hegemonia do dólar.
A secretária executiva de Relações Internacionais do PT, Misiara Oliveira, fez uma análise cirúrgica do momento atual: o avanço das forças de extrema direita tem fragilizado o sistema internacional ao atacar exatamente os organismos multilaterais. "O governo brasileiro aparece como um persistente defensor de um sistema internacional equilibrado, lutando contra o avanço da extrema-direita dentro do nosso país", afirmou. O ex-chanceler chileno Heraldo Munhoz, convidado do seminário, classificou o cenário global como "caos e desregramento", criticou as políticas unilaterais de Donald Trump e defendeu a reconstrução de uma ordem global baseada em regras.
O congresso petista também reafirmou o compromisso com a integração regional, mencionando a revitalização da Unasul e o fortalecimento do Mercosul — que agora conta com a Bolívia como novo membro. Representantes da China, Vietnã, Alemanha, Portugal, Angola e até Israel marcaram presença, mostrando que o PT é um partido que dialoga com o mundo. E, claro, o apoio do presidente Lula à candidatura da ex-presidenta chilena Michelle Bachelet para a secretaria-geral da ONU foi destaque: seria a primeira mulher latino-americana a comandar a organização. Enquanto a direita brasileira se apequena e beija os pés de Trump, o PT discute o futuro do mundo — e coloca o Brasil no centro dessa nova geopolítica.
Com informações do PT
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
