PF faz busca de mandado e apreensão contra Cláudio Castro em esquema de desvio de dinheiro público
Compartilhe
1864 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da operação que investiga desvios milionários na área da saúde pública e assistência social do Rio de Janeiro, tendo como alvo principal o governador Cláudio Castro. As investigações apontam para uma organização criminosa incrustada no palácio governamental que fraudava licitações e contratos públicos para irrigar esquemas de corrupção. A ação de hoje reforça o desmoronamento ético de uma gestão que se aliou ao que há de pior na política fluminense, deixando a população sem o básico no atendimento médico.
Os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência oficial e em endereços ligados ao governador, autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito aponta que empresas de fachada eram contratadas com dispensa de licitação para gerir programas sociais e fornecer insumos hospitalares durante crises sanitárias. Enquanto o povo sofria nas filas dos hospitais, os operadores do esquema dividiam propinas em mochilas de dinheiro, seguindo a velha cartilha das máfias que saquearam o estado nos últimos anos.
O avanço das investigações coloca em xeque a permanência do governador e isola ainda mais o grupo político que tentou transformar o Rio de Janeiro em um laboratório de práticas ilícitas e retrocesso social. Sob o comando do atual governo federal, as instituições republicanas voltaram a ter autonomia total para cortar os tentáculos da corrupção, sem os blindados e interferências que marcavam o período anterior. O cerco contra Castro mostra que os tempos de impunidade para os barões da política fluminense estão chegando ao fim.
Além do governador, secretários de estado e empresários influentes também foram alvo das medidas restritivas e tiveram suas contas bancárias bloqueadas pela justiça. A Polícia Federal rastreou transferências bancárias e contratos superfaturados que serviam para ocultar a origem do patrimônio desviado dos cofres da saúde. Os documentos apreendidos nesta operação devem acelerar os processos de responsabilização e alimentar novos desdobramentos sobre o financiamento de campanhas eleitorais com verbas carimbadas para o atendimento da população carente.
Atualmente, o governo do estado está sob comando interino do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto e o desfecho desta operação coloca o Rio diante de uma grave crise institucional e abre caminho para pedidos de impeachment na Assembleia Legislativa. Com a entrega de provas robustas por parte dos investigadores, o destino político de Cláudio Castro parece traçado pelo mesmo caminho de seus antecessores que terminaram respondendo por seus crimes na prisão.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
