SOBERANIA E MULTIPOLARIDADE: Em entrevista, Lula revela cobrança a Trump e exige respeito à América Latina
Compartilhe
1190 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom contra a postura global dos Estados Unidos e revelou ter confrontado diretamente o presidente norte-americano, Donald Trump, a quem advertiu que a liderança da Casa Branca não lhe confere o papel de governante global. Durante entrevista especial ao programa Sem Censura, da TV Brasil, o mandatário brasileiro relatou os bastidores de diálogos reservados mantidos com o líder republicano nos últimos meses. Lula enfatizou a necessidade de Washington abandonar a lógica de imposição política e econômica, exigindo que a potência norte-americana aprenda a respeitar a soberania das demais nações.
O chefe do Executivo brasileiro direcionou duras críticas à forma histórica como o governo dos Estados Unidos enxerga as nações latino-americanas, afirmando que a visão de Washington sobre a região permanece de forma preconceituosa, limitada aos temas do narcotráfico e da criminalidade. Invertendo a lógica da acusação sobre segurança pública, Lula revelou dados de inteligência ao pontuar que quase a totalidade das armas de fogo pesadas apreendidas pela Polícia Federal em operações contra o crime organizado no Brasil tem como origem o mercado norte-americano, cobrando uma corresponsabilidade dos EUA no fluxo ilegal de armamentos.
A falência do atual modelo de governança global e o enfraquecimento do multilateralismo centralizaram o diagnóstico geopolítico apresentado pelo presidente. Lula defendeu uma reformulação estrutural e urgente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), argumentando que o arranjo de forças desenhado em 1945 não representa mais a realidade do século XXI. O líder brasileiro cobrou a inclusão de nações emergentes como Brasil, Índia, África do Sul, Nigéria e México como membros permanentes do órgão, criticando o fato de grandes potências deflagrarem guerras unilaterais ao redor do mundo enquanto trilhões de dólares são destinados à indústria bélica em detrimento do combate à fome global.
Com informações da TV Brasil.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
