Gilmar Mendes: "Crise do Banco Master é da Faria Lima, não do STF"
Compartilhe
1568 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), subiu o tom para defender a Suprema Corte e colocar o verdadeiro culpado pelo escândalo do Banco Master no centro do debate: a especulação financeira de São Paulo. Em entrevista contundente, o magistrado foi categórico ao afirmar que a crise envolvendo as fraudes e propinas da instituição financeira não nasceu e nem reside na Praça dos Três Poderes, em Brasília, mas sim no coração do mercado financeiro. Segundo Gilmar, o escândalo revela, na verdade, um apagão e falhas sistêmicas gravíssimas de fiscalização por parte do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que passou mais de um ano desfalcada de diretores, deixando a porteira aberta para a lavagem de dinheiro e a farra de títulos podres comercializados livremente pela Faria Lima.
Ao rebater as tentativas da grande mídia e da oposição de colocar o STF em um corredor polonês por conta das ligações de ministros com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, o decano garantiu que as relações estão sendo devidamente investigadas pelas autoridades competentes. Ele minimizou o fogo amigo interno e criticou a proposta oportuna do presidente do tribunal, Edson Fachin, de criar um código de ética neste momento, classificando a medida como imprópria por tentar expor colegas em uma hora de vulnerabilidade. Na mesma linha de defesa da atuação política e acadêmica dos magistrados, Gilmar defendeu o Fórum de Lisboa, carinhosamente apelidado de "Gilmarpalooza", afirmando que o evento é um patrimônio do debate jurídico e que o STF não tem como controlar jantares ou encontros paralelos de empresários e investigados que viajam a Portugal.
Olhando para o cenário político nacional, o ministro fez uma análise realista sobre as dificuldades que o Palácio do Planalto enfrenta diante de um Congresso amplamente dominado por setores conservadores e fisiológicos. Para Gilmar Mendes, a recente rejeição do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no Supremo foi uma derrota puramente política, que escancarou uma grave falha de articulação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva perante a minoria parlamentar. Por fim, o decano reafirmou a necessidade vital de manter aberto o inquérito das fake news para conter o radicalismo da extrema-direita em ano eleitoral e disparou contra a CPI do Crime Organizado, acusando a comissão de desviar o foco do combate ao PCC para desferir ataques políticos contra os ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Com informações Folha de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
