Jaques Wagner é alvo da Polícia Federal na Operação Compliance Zero
Compartilhe
592 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os desdobramentos das ações de fiscalização e o cumprimento das diretrizes de controle institucional voltaram a movimentar os bastidores políticos da capital federal. A Polícia Federal deflagrou a 9ª fase da Operação Compliance Zero, tendo como um dos focos das medidas apuratórias o senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner. A nova etapa da apuração busca colher elementos técnicos e examinar a conformidade em contratos e prestações de contas que estão sob a análise dos órgãos de controle.
A operação insere-se no esforço contínuo das instituições republicanas de auditar fluxos financeiros e parcerias administrativas, garantindo o estrito cumprimento das normas de integridade no setor público. O avanço dos procedimentos técnicos e a coleta de documentos nos endereços ligados aos investigados demonstram a autonomia das autoridades policiais na condução de inquéritos que envolvem figuras de destaque do parlamento brasileiro, independentemente de coloração partidária ou posição na liderança governamental.
A condução dos trabalhos pela Polícia Federal é acompanhada de perto pelas lideranças das comissões do Congresso Nacional, que avaliam os eventuais reflexos políticos das investigações na pauta de votações das próximas semanas. Interlocutores do Palácio do Planalto e integrantes da base aliada ressaltaram que o andamento das apurações faz parte da rotina de esclarecimentos exigida pelas instâncias de controle e que o devido processo legal será mantido para garantir a ampla defesa de todos os citados no relatório.
Os técnicos responsáveis pela coordenação da Operação Compliance Zero informaram que as provas documentais e os materiais recolhidos nesta fase serão submetidos a perícia detalhada nos laboratórios de inteligência financeira. O objetivo é cruzar os dados obtidos com os depoimentos já integrados aos autos para verificar a existência de irregularidades administrativas ou desvios de conduta funcional. O caso segue sob segredo de Justiça na primeira instância, aguardando as manifestações formais do Ministério Público Federal.
A apuração envolve os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a suposta participação de Wagner no esquema investigado. O senador ainda não se manifestou publicamente sobre a operação.
A PF cumpre 18 mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
Diante do cenário de apuração, parlamentares da oposição tentaram utilizar o episódio para inflamar o debate nas redes sociais, enquanto os movimentos sociais e os setores progressistas reiteram a necessidade de transparência absoluta e o fortalecimento dos mecanismos de compliance em todas as esferas da administração pública. O prosseguimento das investigações reforça a consolidação de um ambiente institucional onde a governabilidade se constrói a partir da prestação de contas rigorosa e do respeito intransigente às normas legais do país.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
