Presidente Lula escolhe senadora Teresa Leitão para a liderança do governo no Senado
Compartilhe
1332 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a escolha da senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, para assumir a liderança do governo no Senado Federal, substituindo o senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, que deixou formalmente o posto. O chefe do Executivo utilizou suas redes sociais para oficializar a designação e estabelecer as diretrizes políticas imediatas da nova liderança na Casa. O movimento visa garantir estabilidade institucional e fortalecer a articulação política das forças progressistas frente às constantes tentativas de desestabilização promovidas pela oposição aliada ao bolsonarismo.
De acordo com o presidente Lula, a parlamentar pernambucana terá o papel central de liderar o debate e assegurar a aprovação de matérias de grande alcance social e de interesse direto da classe trabalhadora brasileira. Entre as prioridades explícitas elencadas pelo Palácio do Planalto estão o projeto que determina o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública. Teresa Leitão agradeceu publicamente a indicação, reafirmando seu compromisso em estreitar os laços entre a Presidência da República, a base aliada e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A substituição no comando da liderança ocorre em um momento de reconfiguração política interna e de enfrentamento das agendas do parlamento. O antigo líder, Jaques Wagner, deixou o cargo dias após ser incluído nas investigações da nona fase da Operação Compliance Zero, conduzida pelas autoridades para apurar irregularidades financeiras relacionadas ao Banco Master. A mudança na liderança também se dá em um cenário de tensionamento com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a quem aliados do governo federal creditam reveses recentes, como a rejeição do nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal.
Teresa Leitão possui uma extensa e sólida trajetória no campo popular, na defesa da educação e nos movimentos sindicais. Pedagoga de formação pela Universidade Católica de Pernambuco, a parlamentar de 74 anos construiu sua base política na militância do magistério, liderando paralisações históricas de servidores na reconstrução democrática pós-1988. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde o ano de 2000, ela presidiu o diretório estadual da legenda em Pernambuco e exerceu cinco mandatos consecutivos como deputada estadual, com forte atuação nas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher.
Nas eleições gerais de 2022, Teresa fez história ao se tornar a primeira mulher eleita para representar o estado de Pernambuco no Senado Federal, recebendo mais de 2 milhões de votos dos cidadãos pernambucanos. Antes de ser alçada ao posto de líder do governo por Lula, ela exercia a liderança da bancada do PT na Casa e presidia a Comissão de Educação e Cultura do Senado para o biênio 2025–2026. Sua experiência técnica também foi utilizada na equipe de transição governamental, na qual atuou denunciando os cortes orçamentários promovidos pela gestão anterior e articulando a recomposição de verbas para a merenda escolar.
A escolha de uma liderança com o perfil combativo e negociador de Teresa Leitão sinaliza o empenho do governo federal em isolar o radicalismo da extrema direita e frear pautas que aumentam despesas de forma irresponsável. Com uma bancada unida e focada em medidas estruturantes voltadas ao desenvolvimento, à justiça social e à melhoria real da qualidade de vida da população, o bloco governista busca consolidar maiorias parlamentares sólidas. O objetivo é assegurar o pleno andamento das reformas democráticas sem ceder às pressões de grupos reacionários liderados por figuras como Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro.
Veja a postagem do Presidente Lula no X:
Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros.
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2026
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
