Presidente Lula afirma que o Brasil não aceitará desaforo dos Estados Unidos e defende o Pix
Compartilhe
2241 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou uma postura firme e altiva nesta sexta-feira ao declarar que aguardará uma manifestação pública de Donald Trump antes de comentar de forma ampla o novo tarifaço abusivo imposto pelos Estados Unidos contra os produtos nacionais. Durante o cumprimento de uma agenda social na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o líder brasileiro mandou um recado direto aos agressores estrangeiros e aos setores da extrema direita que torcem contra o país, afirmando categoricamente que o Brasil exige respeito nas relações internacionais e que ninguém ganhará mentindo contra a nossa soberania.
Assista ao vídeo:
?? Lula diz aguardar fala de Trump sobre tarifaço: "Brasil não aceita desaforo"
— Metrópoles (@Metropoles) July 17, 2026
EUA decidiu taxar produtos brasileiros em 25% após investigação do USTR sobre práticas comerciais brasileiras
?? YouTube/Lula pic.twitter.com/wsjsNXFaKA
A provocação imperialista da gestão de Donald Trump foi confirmada com a aplicação de tarifas de 25% sobre as exportações do país, sob o pretexto mentiroso de uma investigação do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos. O Palácio do Planalto rejeitou imediatamente a manobra, classificando-a como desproporcional e inaceitável, e ressaltou que a medida não possui qualquer justificativa comercial real, tratando-se apenas de uma perseguição política mesquinha articulada para tentar desestabilizar o crescimento econômico conquistado pelo governo federal.
O principal alvo da fúria do relatório estadunidense é o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central que virou orgulho nacional e libertou o povo das taxas dos grandes bancos. A acusação absurda de Washington é que a ferramenta pública discrimina outras formas de pagamento privadas. Como resposta à audácia estrangeira, as redes oficiais do presidente Lula publicaram um aviso contundente garantindo que a soberania nacional não se negocia e que o Pix continuará sendo público, gratuito e protegido de qualquer ameaça externa.
A justificativa burocrática dos Estados Unidos para ativar esse ataque foi a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, um mecanismo unilateral usado para punir nações que contrariam os interesses econômicos de Washington. De acordo com os cálculos do governo federal, o imposto cobrado afetará cerca de 18% das vendas brasileiras ao mercado estadunidense, gerando um impacto de 7,4 bilhões de dólares sobre setores estratégicos como o etanol, calçados, açúcar, vestuário, itens químicos, papel e máquinas agrícolas, embora cerca de 2 mil produtos tenham ficado fora da lista final.
Nossa soberania não se negocia.
— Lula (@LulaOficial) July 17, 2026
Ninguém vai mudar o nosso PIX. pic.twitter.com/3swinMkYxg
Apesar de entidades como a Confederação Nacional da Indústria projetarem riscos ainda maiores que podem alcançar até 11 bilhões de dólares, a gestão federal agiu rápido para blindar os produtores locais e os empregos dos trabalhadores. O governo anunciou a ampliação do Plano Brasil Soberano para disponibilizar crédito imediato às empresas atingidas e já ativou os trâmites necessários para aplicar a Lei de Reciprocidade, além de levar a disputa para a Organização Mundial do Comércio, garantindo que o Brasil enfrentará a agressão estadunidense de cabeça erguida.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
