Faria Lima rejeita candidatura de Flávio Bolsonaro e projeta nova vitória de Lula em 2026
Compartilhe
5255 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República enfrenta uma onda de rejeição irreversível entre os principais agentes do mercado financeiro em São Paulo. Investidores, gestores de fundos e executivos que apoiaram o bolsonarismo no passado agora avaliam que o filho de Jair Bolsonaro não possui condições morais, políticas ou de credibilidade para liderar a oposição em 2026. A avaliação predominante no setor financeiro é de que a fragilidade do clã abre caminho definitivo para a consolidação da liderança e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O descolamento da Faria Lima em relação ao filho do ex-presidente intensificou-se após o surgimento das suspeitas envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. O mercado financeiro enxerga falta de transparência nas explicações do senador sobre os pedidos de dinheiro e os contratos de seu escritório de advocacia. As contradições no financiamento do filme sobre a vida de Jair Bolsonaro, associadas às investigações em andamento e ao risco do surgimento de novas provas ou mensagens comprometedoras durante o processo eleitoral, geraram extrema desconfiança entre as lideranças empresariais.
Diante do telhado de vidro carregado pelo herdeiro do extremismo, a maior parte dos interlocutores do setor produtivo passou a defender o desembarque imediato de Flávio Bolsonaro da disputa. A leitura das corretoras e grandes bancos é que a insistência da família Bolsonaro em manter o nome do senador inviabiliza o surgimento de candidaturas mais moderadas na direita e pavimenta o caminho para a vitória de Lula em um eventual segundo turno. Nesse cenário, nomes como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o empresário Renan Santos surgem como alternativas preferidas pelo mercado por apresentarem maior previsibilidade e menor índice de rejeição.
A falta de habilidade política e a postura beligerante de Flávio Bolsonaro também aceleraram seu desgaste junto à elite financeira. O embate público travado contra sua madrasta, Michelle Bolsonaro, foi classificado por analistas como um erro crasso que escancarou as rachaduras internas e o isolamento do clã. Além disso, o senador coleciona insucessos na articulação partidária, acumulando a recusa do PP em fechar apoio oficial, a negativa da senadora Tereza Cristina para compor sua chapa como vice e o distanciamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — que continua sendo o nome favorito dos agentes econômicos.
As tentativas desajeitadas de aliados para tentar reconstruir pontes na Faria Lima não têm surtido efeito. Integrantes da estratégia eleitoral do senador, como o senador Rogério Marinho e a executiva Daniella Marques, têm circulado pelos centros financeiros de São Paulo para tentar vender a imagem de Flávio como a única alternativa contra a esquerda. Contudo, a audiência empresarial permanece cética e irredutível, enxergando na pré-candidatura bolsonarista um alto risco de derrota e uma evidente fraqueza institucional.
A ruína da candidatura de Flávio Bolsonaro no principal centro financeiro do país reflete o esgotamento do modelo de confrontação promovido pela extrema direita brasileira. O repúdio do mercado às suspeitas de corrupção e à inabilidade política do senador isola a família Bolsonaro e reforça a percepção geral de que o projeto de reconstrução nacional liderado pelo presidente Lula segue como a opção mais estável e confiável para o futuro econômico e institucional do Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
