Flávio Bolsonaro sofre DERROTA após PP barrar aliança e vetar Tereza Cristina para vice
Compartilhe
3948 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Progressistas (PP) anunciou oficialmente a decisão de manter estrita neutralidade na corrida presidencial de 2026. A resolução da legenda sepultou qualquer possibilidade de coligação formal com a candidatura do senador Flávio Bolsonaro, vetando também a indicação da senadora Tereza Cristina para compor a vaga de vice na chapa reacionária. A deliberação frustra as articulações do grupo bolsonarista, que tentava desesperadamente utilizar o peso do partido para encorpar um projeto político cada vez mais desgastado.
A nota oficial divulgada pelo PP informou que a decisão tomou como base uma ampla consulta realizada junto aos seus diretórios estaduais. Por ampla maioria, os quadros regionais optaram pelo não alinhamento no pleito nacional e pela não convocação de uma Convenção Nacional para referendar apoio ao pré-candidato do PL. A direção partidária destacou ainda que a deliberação foi formalmente comunicada e prontamente acatada por Tereza Cristina, atual líder da bancada no Senado Federal e nome preferido pela ala conservadora para a vice-presidência.
A rejeição da aliança escancara o esvaziamento do projeto de Flávio Bolsonaro, que na véspera da decisão havia feito declarações apressadas à imprensa garantindo que o aceite da senadora dependia apenas de formalidades internas. O recuo forçado deixa o PL sem um nome definido para a vice a poucos dias do encerramento do prazo final para o registro das coligações partidárias, fixado para 5 de agosto. A tentativa frustrada de arrastar o PP demonstra a incapacidade do pré-candidato de articular apoios sólidos fora da sua bolha de apoiadores radicais.
O isolamento político da extrema direita aprofunda-se à medida que outras legendas tradicionais do chamado centrão recusam o abraço afogado do bolsonarismo. Nas últimas semanas, a cúpula do PL tentou sem sucesso atrair a federação União-PP e o Republicanos para o palanque nacional. Ambas as forças políticas emitiram sinais claros de que preferem manter distância de uma candidatura contaminada pelo extremismo e pela rejeição popular, garantindo liberdade para que seus diretórios estaduais negociem alianças pragmáticas nos estados sem o fardo da disputa presidencial.
O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, já havia advertido a liderança do PL de que a tendência predominante na legenda era a neutralidade total no primeiro turno das eleições. A manobra pragmática permite que o partido negocie palanques locais inclusive com forças progressistas e aliadas do governo federal, evidenciando o pragmatismo da sigla em se desvincular do radicalismo ideológico promovido pela família Bolsonaro e por seus seguidores fiéis.
A postura atual contrasta fortemente com o cenário de 2022, quando a legenda integrou a coligação governista de apoio ao ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro. Quatro anos depois, o desinteresse do PP e a hesitação manifestada pelo Republicanos em renovar o apoio formal confirmam a derrocada da extrema direita, incapaz de oferecer uma alternativa viável e agregadora para o futuro do país frente ao crescimento da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
