Damares convida Bia Kicis a deixar o PL e expõe racha interno na extrema direita
Compartilhe
1148 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A profunda crise de vaidades e disputas pelo poder que corrói a extrema direita ganhou mais um capítulo escancarado no Distrito Federal. Durante a convenção distrital do Republicanos, realizada nesta quinta-feira em Brasília, a senadora Damares Alves fez um convite público para que a deputada federal Bia Kicis abandone o PL e se filie à sua legenda. A atitude audaciosa ocorreu na presença da própria parlamentar, que atua como presidente do PL no Distrito Federal e pleiteia uma vaga no Senado, evidenciando o desgoverno e a desunião que reinam no grupo político do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro.
Durante o evento, a ex-ministra desenhou um arranjo eleitoral próprio, projetando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no palanque de apoio à reeleição da governadora Celina Leão, do PP, que terá Gustavo Rocha, do Republicanos, como candidato a vice-governador. Ao oferecer abertamente o abrigo do Republicanos a Bia Kicis, Damares Alves explicitou o distanciamento da pré-campanha presidencial de Flávio Bolsonaro. O movimento ocorre logo após a senadora romper com o núcleo do senador, omitindo totalmente o nome do herdeiro político em suas declarações públicas e aprofundando o isolamento do clã.
Apesar da oferta pública de troca partidária, o Republicanos homologou formalmente a candidatura de Gustavo Rocha a vice-governador e ratificou o apoio à postulação de Bia Kicis ao Senado, mesmo com a deputada permanecendo, por ora, nos quadros do PL. Em resposta ao afago, a parlamentar defendeu a manutenção da aliança entre PL, Republicanos e PP no Distrito Federal, enquanto Celina Leão e Damares Alves trataram tanto Bia Kicis quanto Michelle Bolsonaro como as candidatas prioritárias do grupo paras as duas vagas de senador em disputa no pleito de 2026.
A postura ofensiva de Damares Alves insere-se em um contexto de fortes atritos internos no bolsonarismo da capital federal. No mês de julho, a senadora abandonou a equipe responsável por elaborar o plano de governo de Flávio Bolsonaro, alegando ser vítima de ataques vindos dos próprios correligionários de extrema direita. Na mesma época, Michelle Bolsonaro acusou publicamente o enteado de humilhá-la e de atuar para enfraquecer suas articulações políticas locais, revelando que a convivência da família é marcada por disputas financeiras e eleitorais ferozes.
A senadora também comemorou publicamente a saída de Michelle Bolsonaro do comando nacional do PL Mulher, classificando a decisão como um ato de dedicação aos cuidados de Jair Bolsonaro, que cumpre pena por tentar dar um golpe de Estado no país. No entanto, bastidores confirmam que o afastamento da ex-primeira-dama foi o ápice de um desgaste irreconciliável com a cúpula do PL e com Flávio Bolsonaro. A assessoria de Michelle informou ao Correio Braziliense que definições sobre eventual candidatura ao Senado cabem exclusivamente a ela e que nenhum anúncio oficial foi feito.
O episódio escancara o esfacelamento da extrema direita no Distrito Federal, onde líderes radicais trocam farpas em público e disputam espaço sem qualquer projeto concreto para a população. A tentativa de cooptar Bia Kicis para o Republicanos prova que o grupo de seguidores de Jair Bolsonaro está completamente fragmentado e incapacitado de manter a unidade partidária, resultando em brigas de bastidores, acusações mútuas e no esvaziamento do palanque eleitoral do senador Flávio Bolsonaro.
Assista ao vídeo:
Damares Alves para Bia Kicis: “Imagina eu, você e Michelle Bolsonaro, essas três mulheres juntas ajudando Celina Leão e Gustavo na campanha.”
— Pri (@Pri_usabr1) July 31, 2026
A declaração, feita na convenção do Republicanos-DF, reforçou as especulações sobre o papel de Michelle nas eleições. pic.twitter.com/ivGRsWpiyA
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
