André Mendonça nega liminar e libera vídeo de Flávio Bolsonaro que associa PT a facções criminosas
Compartilhe
11370 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, negou o pedido de retirada imediata de uma publicação ofensiva feita pelo senador Flávio Bolsonaro nas redes sociais. O vídeo utiliza inteligência artificial para associar o Partido dos Trabalhadores a organizações criminosas como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital. A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança, que denunciou a prática de propaganda eleitoral antecipada negativa e o uso doloso de material sintético para difamar a legenda.
Na gravação, produzida no ambiente digital, o parlamentar de extrema direita aparece pilotando uma aeronave militar e atacando embarcações identificadas com as siglas do PT e das facções criminosas. Na legenda, o filho de Jair Bolsonaro prometia notícias ruins para os três grupos, reforçando o método do bolsonarismo de apelar a ataques rasteiros e conteúdos manipulados para desgastar adversários políticos no debate público.
Ao analisar a solicitação, André Mendonça alegou que a Justiça Eleitoral deve atuar com mínima interferência e sustentou que a peça tem caráter satírico e caricatural, estando resguardada pela liberdade de expressão. Segundo o magistrado, o tom ácido e o ambiente visual fantasioso com estética de animação diminuem as chances de o eleitor médio interpretar a montagem como um fato concreto ou ligação real entre a sigla e o crime organizado.
O ministro argumentou ainda que o uso de inteligência artificial na gravação continha sinalização explícita sobre a tecnologia empregada, o que, em seu entendimento preliminar, impede o enquadramento como deep fake projetado para enganar a população. A decisão mantém o conteúdo no ar temporariamente enquanto o caso segue em tramitação para análise aprofundada das ilicitudes praticadas pelo senador.
Apesar do indeferimento da liminar, o processo continuará tramitando no Tribunal Superior Eleitoral. O relator determinou a citação de Flávio Bolsonaro para apresentar sua defesa e encaminhou a matéria para o plenário da Corte, que deverá julgar o mérito da causa após a manifestação oficial da Procuradoria-Geral Eleitoral.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
