Lula defende verba fixa fora do Orçamento para concluir o primeiro submarino nuclear brasileiro
Compartilhe
986 visitas - Fonte: PlantaoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal vai buscar meios para assegurar os investimentos necessários à conclusão do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. A declaração ocorreu durante visita ao Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP), onde o presidente acompanhou o início da montagem da seção nuclear do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene), estrutura fundamental do Programa Nuclear da Marinha.
Em seu discurso, o mandatário argumentou que empreendimentos de Defesa de longo prazo não devem depender das disputas orçamentárias anuais e dos bloqueios de verbas do Orçamento da União. Segundo o presidente, a volatilidade no repasse de recursos prejudica o cronograma das obras e compromete a retenção de profissionais qualificados, como engenheiros e pesquisadores, que acabam migrando para o exterior diante da falta de continuidade nas pesquisas.
O presidente defendeu um modelo de financiamento diferenciado para iniciativas consideradas estratégicas para a soberania e o desenvolvimento tecnológico nacional. Ele apontou que, no debate orçamentário tradicional, projetos militares tendem a perder prioridade frente a demandas sociais imediatas de saúde e educação, razão pela qual devem receber tratamento orçamentário especial.
A consolidação da tecnologia no Labgene é a etapa decisiva para equipar o submarino com propulsão nuclear. A conclusão do programa colocará o Brasil no grupo restrito de nações que dominam o ciclo completo e a operação desse tipo de tecnologia marítima, ampliando a capacidade de patrulha e a proteção da chamada Amazônia Azul.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
