“Nem chinês, nem americano é melhor que nós”: Lula lança estrutura de IA para reter talentos no país
Compartilhe
1128 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo federal anunciou a criação de uma estrutura nacional de computação de alto desempenho com o objetivo de inserir o Brasil de forma autônoma na disputa global pelo desenvolvimento de inteligência artificial. Durante evento realizado em Macaíba, no Rio Grande do Norte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a urgência de construir capacidade tecnológica própria e reduzir a dependência de infraestruturas localizadas no exterior. A medida visa responder ao cenário de alta concentração do setor, dominado atualmente por Estados Unidos e China, permitindo que a comunidade acadêmica e empresas nacionais desenvolvam soluções inovadoras no país.
A iniciativa coloca a infraestrutura tecnológica no centro da estratégia de soberania nacional, com impactos previstos em áreas estratégicas como saúde, energia, defesa e administração pública. Além do fortalecimento operacional, a criação da rede computacional busca conter o êxodo de cérebros para o exterior, oferecendo suporte robusto e financiamento para que pesquisadores, cientistas e jovens talentos continuem suas carreiras em instituições brasileiras.
Com o investimento em capacidade de processamento de dados e no desenvolvimento de modelos próprios de IA, a gestão federal aposta no potencial científico do país para disputar espaço no mercado digital global. O projeto busca posicionar o Brasil não apenas como consumidor de tecnologias estrangeiras, mas como um polo produtor e competitivo na nova economia baseada em dados.
Com informações da RT Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
