Após Nobel da Paz para jurista que denunciou genocídio em Gaza, Trump parte para o ataque e sanciona o TPI
Compartilhe
70 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em uma demonstração clara de truculência imperialista e desrespeito às instituições multilaterais, o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI). O ataque covarde contra a corte de Haia ocorreu poucas horas após a jurista e ex-juíza sul-africana Navi Pillay ser anunciada como a grande vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2026. A medida amplia o cerco promovido por Washington contra o Judiciário internacional, permitindo inclusive punições financeiras a empresas privadas que prestem serviços ou colaborem com o funcionamento do tribunal.
O ato de retaliação assinado pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, busca paralisar as atividades operacionais da corte e impedir o prosseguimento de processos cruciais. A fúria da Casa Branca é uma resposta direta à atuação corajosa de Navi Pillay, que liderou relatórios na ONU comprovando o genocídio promovido contra o povo palestino na Faixa de Gaza e embasou a emissão de mandados de prisão internacionais contra autoridades de Israel. Em tom irônico e firme durante evento na Alemanha, a laureada sul-africana denunciou a conduta de "Estados párias" que atentam contra a ordem internacional e reafirmou que nenhuma pressão sufocará a verdade e o Estado de Direito.
A arbitrariedade promovida pelos Estados Unidos foi prontamente repudiada pela cúpula do TPI e por mais de uma centena de países-membros que integram o Estatuto de Roma. O tribunal classificou as sanções como uma tentativa inaceitável de obstruir o curso da justiça e convocou a comunidade internacional a proteger a independência da corte. O episódio expõe mais uma vez a face autoritária da extrema-direita global que, incapaz de submeter as instituições soberanas e os direitos humanos aos seus interesses de dominação, recorre à chantagem e às sanções econômicas para tentar impor a impunidade aos seus crimes.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
