Pular para o conteúdo
Portal Plantão Brasil
Redes Sociais:
13/10/2026 09:01

Onda popular pró Lula toma capitais e assusta a cúpula da extrema direita no segundo turno

Onda popular pró Lula toma capitais e assusta a cúpula da extrema direita no segundo turno
0 0 0 0

Compartilhe


1151 visitas - Fonte: PlantaoBrasil

A força avassaladora do povo brasileiro nas ruas voltou a assombrar a extrema direita. Os atos históricos em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizados em São Paulo no domingo (11) e no Rio de Janeiro na segunda-feira (12), demonstraram uma capacidade imensa de mobilização popular. A dimensão das manifestações chamou a atenção de analistas e evidenciou o entusiasmo da militância progressista nesta reta final de campanha.

A avaliação do sociólogo e cientista político Alberto Carlos Almeida aponta que os eventos recentes representam um movimento extraordinário, destacando que há anos não se via o Partido dos Trabalhadores colocar tanta gente de forma massiva e vibrante nas vias públicas das duas maiores metrópoles do país. Para o especialista, essa ocupação orgânica e apaixonada reforça a legitimidade do processo democrático e renova a energia da disputa.

Para que essa onda popular impulsione ainda mais a vitória do projeto progressista nas urnas, a expectativa é que o movimento ganhe adesão espontânea e se alastre por outras regiões do Brasil. A dinâmica é comparada ao contágio social observado nos grandes protestos de 2013, nos quais a presença nas ruas cresceu em efeito cascata e tomou conta do debate público nacional de forma incontrolável.

A demonstração de força do presidente Lula provocou desespero imediato no comitê do candidato bolsonarista. De acordo com o jornalista Daniel Rittner, a campanha do senador Flávio Bolsonaro estuda estratégias de emergência e cogita acionar figuras conhecidas do PL para tentar contrabalançar o impacto das imagens da multidão nas capitais.

Entre as alternativas debatidas pela cúpula da extrema direita está a tentativa de exportar os eventos organizados pelo deputado Nikolas Ferreira em Minas Gerais para outros estados, além de aumentar a participação do governador paulista Tarcísio de Freitas nas agendas públicas de Flávio Bolsonaro. O uso de nomes do partido tenta conter o esvaziamento e o pânico que tomaram conta dos seguidores de Jair Bolsonaro.

A disputa também mobiliza prefeitos de diversas cidades do país, com gestores pedindo licença de seus cargos para se engajar diretamente no processo eleitoral. O movimento intenso de lideranças e a presença marcante da população garantem um ambiente de engajamento que fortalece a democracia e escancara a incapacidade da extrema direita de frear a vontade do povo.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Acompanhe o Plantão Brasil

Aplicativo para AndroidAplicativo para Android

Últimas notícias

Voltar ao topo