Brasil escolhe caças GRIPEN, da Suécia, para FAB
Depois de dez anos e diversos adiamentos, resultado da concorrência do Projeto FX, para a aquisição de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), será finalmente anunciado hoje pelo ministro da Defesa, Celso Amorim
Compartilhe
2980 visitas - Fonte: Brasil247
O governo da presidente Dilma Rousseff decidiu comprar os caças da sueca Saab, de acordo com reportagem no site do jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, sem citar fontes.
Dilma afirmou mais cedo que será anunciada às 17h desta quarta a decisão do governo brasileiro sobre a compra dos caças, uma concorrência que já foi adiada diversas vezes.
Os finalistas na disputa são --além do Gripen NG, da Saab-- o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Rafale, da francesa Dassault.
Uma fonte a par do assunto disse à Reuters que a Saab ainda não recebeu qualquer palavra do governo brasileiro sobre o contrato, mas que executivos da empresa se reunirão com autoridades locais em Brasília no fim desta tarde.
Leia abaixo reportagem anterior da Reuters:
BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff afirmou que será anunciada nesta quarta-feira a decisão do governo sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O programa, conhecido como FX-2, foi iniciado em maio de 2008 e tem o objetivo de adquirir inicialmente 36 novos caças para a FAB, que substituirão a atual frota, que está obsoleta.
"Instruí o ministro da Defesa, Celso Amorim, a anunciar hoje a decisão quanto à compra do FX, e quanto à parceria que nós iremos fazer para o FX-2", disse Dilma em discurso durante confraternização de fim de ano com as Forças Armadas.
O anúncio será feito na tarde desta quarta no Ministério da Defesa, em Brasília.
Os caças Rafale, da francesa Dassault; F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e Gripen NG, da sueca Saab, são os três finalistas que estão na disputa.
O momento do anúncio parece favorecer uma escolha pelo Rafale, que já foi visto como favorito até perder terreno para o F-18. As recentes denúncias de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA a empresas e cidadãos brasileiros e até mesmo às comunicações pessoais de Dilma, no entanto, colocaram em xeque as chances da fabricante norte-americana.
Além disso, na semana passada o presidente francês, François Hollande, visitou o Brasil e se reuniu com Dilma em Brasília e em São Paulo.
Durante seu discurso no almoço com os chefes militares, Dilma disse que acontecimentos recentes mostraram que as riquezas brasileiras podem suscitar comportamentos intrusivos à soberania nacional, numa aparente menção velada ao episódio de espionagem dos EUA.
Desde o início do FX-2, em maio de 2008, as autoridades brasileiras têm insistido que a transferência de tecnologia seria um dos principais fatores a serem considerados na escolha.
Ao anunciar em seu discurso que a decisão seria divulgada nesta quarta, Dilma acrescentou que também seriam divulgadas "parcerias" a serem feitas no programa FX-2.
Empresa brasileira com presença nos mercados de defesa aérea domésticos e externos, a Embraer pode ser uma das beneficiárias dessas parcerias.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
