Sabesp reduz distribuição de água para o interior de São Paulo
Compartilhe
2353 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
Enquanto isso, cidades começam a promover cortes em alguns horários e para algumas regiões. Empresa estadual aposta em chuva na segunda quinzena de fevereiro para evitar racionamento compulsório
O manancial do Sistema Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes e está com a capacidade reduzida a 20,9%
As cidades do interior paulista já sofrem os impactos do calor excessivo e da falta de chuvas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está reduzindo o repasse de volume de água dos oito mananciais que controla até que eles voltem a atingir níveis satisfatórios. De acordo com a companhia, as chuvas devem se intensificar na segunda quinzena deste mês.
O Sistema Cantareira, controlado pela Sabesp, está operando com 20,9% de sua capacidade devido à maior estiagem desde 1970. O manancial é responsável por abastecer os 8,1 milhões de habitantes dos municípios de São Paulo, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André. Além do Cantareira, a Sabesp também fornece água dos sistemas Guarapiranga, Alto Tietê, Rio Grande/Billings, Rio Claro, Alto Cotia, Baixo Cotia e Ribeirão da Estiva para 10,6 milhões de pessoas do interior de São Paulo.
O ABC Paulista é uma das regiões mais afetadas com a falta de água. O reservatório de São Caetano do Sul, terá, a partir de hoje (6), o volume hídrico reduzido em 20%. A cidade, abastecida pelo Sistema Cantareira, receberá somente 100 dos 500 litros de água por segundo repassados pela Sabesp até que as chuvas voltem a ser frequentes.
Diadema também adotou medidas para equalizar a distribuição hídrica. Desde o fim de janeiro, a Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) restringe a quantidade de água repassada para alguns bairros da cidade e aumenta o volume destinado às partes altas, que correspondem a 75% da área do município.
A cidade de Valinhos, a 87 quilômetros da capital, suspendeu na última segunda-feira (3) o abastecimento em 13 bairros do município para levar água a outros dez. O Sistema Cantareira fornece água para metade da cidade através do Rio Atibaia, que também é responsável por suprir 95% dos recursos hídricos da região de Campinas. Na última semana, o nível do rio chegou a 10 centímetros – a média é de 30 centímetros, registrada pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), de Campinas.
Em Itu, na região de Sorocaba, a prefeitura suspendeu o fornecimento de água das 20 horas às 4 horas, porque o nível dos quatro principais mananciais da cidade está reduzido em mais da metade. A represa de Ituparanga, que abastece o município de Sorocaba, está com a capacidade reduzida em 20%, bem como o manancial João Antunes dos Santos, que fornece água a 10% da região de Valinhos.
Na região metropolitana de São Paulo, o governo paulista aposta em "racionamento voluntário". Para os abastecidos pelo Sistema Cantareira a Sabesp oferecerá desconto de 30% na conta de água a quem reduzir em 20% o consumo de água em comparação com a média registrada entre fevereiro de 2013 e janeiro passado – a meta final já calculada virá impressa na conta de água de fevereiro.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
