Deputado Assis Couto presidirá Comissão de Direitos Humanos
Decisão saiu às 22h, após reunião da bancada. Parlamentar tem trabalho legislativo vinculado à área de agricultura familiar
Compartilhe
1379 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
Numa decisão que surpreendeu parlamentares, partidos e os movimentos sociais e de cidadania, o PT decidiu, na noite desta terça-feira (25), pelo nome do deputado Assis Couto (PR) para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. A escolha deixou de lado integrantes históricos da área, como o deputado Nilmário Miranda (MG) e a deputada Érika Kokay (DF). E foi fechada por meio de votação entre os integrantes da bancada.
Horas antes da reunião, o grupo que milita na área havia indicado Nilmário Miranda para disputar no voto, com Assis Couto, a presidência da referida comissão. Érika Kokay, outro nome muito mencionado nos últimos dias, era a preferida dos movimentos populares para presidir a comissão e durante todo o ano de 2013 teve participação atuante como presidente da Frente Parlamentar de Direitos Humanos, criada como colegiado paralelo após a condução de Marco Feliciano para a CDHM.
Nilmário foi tido como mais forte para a disputa pelo fato de, além de também ser conhecido pelo seu trabalho na área, ter sido o criador da comissão da Câmara, 18 anos atrás. E, também, por ter ocupado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no governo Lula.
Assis Couto foi indicado para a presidência da CDHM pela corrente do PT intitulada Movimento. Os parlamentares desta tendência haviam articulado ficar com a Comissão de Agricultura, para a qual indicariam o deputado, mas como na negociação entre os líderes partidários na última semana a referida comissão acabou com o PR e não o PT, os integrantes da Movimento passaram a reivindicar a presidência de Direitos Humanos.
Agricultura familiar
Assis Miguel do Couto exerce o seu terceiro mandato como deputado federal. Ele tem um trabalho parlamentar vinculado à área de agricultura familiar e à discussão e apreciação de matérias voltadas para o fortalecimento das organizações sociais, sindicais e de cooperativismo em pequenos municípios.
A expectativa de entidades e militantes voltados à área de Direitos Humanos é de que, mesmo sem que tenha sido satisfeita a expectativa de a comissão ser presidida por nomes mais familiares aos militantes – como, além de Kokay e Miranda, Luiza Erundina (PSB- SP), Jean Willys (PSOL-RJ), Domingos Dutra (SDD-MA) e Manuela Dávila (PC do B- RS) – o fato de o parlamentar do PT assumir a comissão já representa uma renovação.
A intenção dos petistas é de que a próxima gestão seja marcada pelo fim do retrocesso observado no ano passado, quando poucas matérias em tramitação tiveram andamento e foi dada prioridade a uma pauta conservadora naquele colegiado.
A posse de Couto, assim como dos demais presidentes das outras comissões da Câmara dos Deputados deve acontecer ainda nesta quarta-feira (26), durante a abertura da sessão legislativa da Casa – depois se serem formalizados em votaç?oes os nomes dos presidentes e vices de cada colegiado.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
