Nível do Sistema Cantareira volta a cair e Sabesp reduz retirada de água
Compartilhe
2050 visitas - Fonte: Agência Brasil
Depois de ter subido 0,3 ponto percentual nos dois últimos dias, o nível do Sistema Cantareira voltou a cair hoje (10), passando de 16,1% da capacidade de operação para 16,0%. A partir de hoje (10), o bombeamento desse maior centro de captação, armazenamento e tratamento de água da região metropolitana de São Paulo terá um corte passando de 31 mil metros cúbicos por segundo para 27,9 mil litros por segundo.
Essa medida segue a determinação da Agência Nacional de Águas e do Departamento de Águas e Energia Elétrica, mas não significa que haverá racionamento, segundo garantiu, na última quinta-feira (6) o governador do estado, Geraldo Alckmin.
Ele afirmou que para suprir o volume que deixa de ser retirado do Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se utilizará da água de outros dois reservatórios de abastecimento: o Alto Tietê e o Guarapiranga, responsáveis pelo atendimento de mais de 1,6 milhão de pessoas.
A situação crítica, a pior já registrada em 39 anos de operação do Sistema Cantareira, foi causada pela forte estiagem que atingiu a Região Sudeste neste verão. As chuvas voltaram nesse mês de março acumulando 92,8 milímetros (mm) ,porém, esse volume ainda está abaixo da média histórica para o mês que é 184,1 mm.
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia a presença de ventos úmidos deverão favorecer a ocorrência de chuvas nesses próximos dias em boa parte da região sudeste e central do país. Para minimizar o impacto no fornecimento de água, o governo adotou a campanha de estímulo à redução de consumo com a oferta de um desconto de 20% na tarifa de quem conseguir economizar 30% no gasto mensal da água. Além disso, foi contratado o serviço de semeadura de nuvens para provocar chuvas na região das represas que alimentam o Sistema Cantareira e dentro de 60 dias deve entrar em operação o bombeamento da água que fica em pontos mais profundos, área considerada como a de reserva estratégica.
Segundo a Sabesp, estão sendo fabricadas 17 bombas que envolve um investimento de R$ 80 milhões. Nessa semana devem começar as obras de estruturação para montar esses equipamentos.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
