Dilma e Aécio duelam por aumento na conta de luz
Compartilhe
1821 visitas - Fonte: Brasil 247
Um dia depois de a Cemig culpar governo federal por reajuste das tarifas, União reage dizendo que estatal pediu à Aneel acréscimo de 29,74% nas contas de luz dos consumidores mineiros, mas agência autorizou apenas 14,24%; anúncio do governo diz ainda que conterrâneos do presidenciável tucano Aécio Neves pagam até 30% de ICMS na sua tarifa de energia, o maior índice do país; quem tem razão?
O valor da tarifa de energia em Minas Gerais virou mais um tema de disputa eleitoral entre a presidente Dilma Rousseff e o presidenciável tucano Aécio Neves.
Na terça-feira, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), estatal comandada desde 2003 por governo do PSDB, lançou campanha na TV culpando o governo federal pelo reajuste da tarifa de luz.
No anúncio, o ator Jonas Bloch diz: "A tarifa da Cemig não é decidida pela Cemig. Quem define, afirma, é um órgão do governo federal, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], que fica lá em Brasília. E o governo federal, por meio da Aneel, acaba de determinar um reajuste da nossa conta de energia elétrica da ordem de 14%".
Um dia depois, a União reage. A presidente Dilma Rousseff autorizou comercial na TV do Ministério de Minas e Energia para desmentir versão da estatal mineira.
"É falsa a afirmação da Cemig de que o reajuste na conta de luz dos mineiros é decidido pelo governo federal. A Cemig pediu à Aneel um reajuste de 29,74% nas contas de luz dos consumidores mineiros. A Aneel autorizou 14,24%. Ressalte-se que este é o índice máximo: o reajuste nas contas de luz pode ser menor por decisão da Cemig", diz o anúncio. Governo afirma ainda que os mineiros pagam até 30% de ICMS na sua tarifa de energia, o maior índice do país.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
