Siemens tem aval da França para comprar Alstom
Compartilhe
1141 visitas - Fonte: Brasil 247
Investigadas na Suíça e no Brasil por supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa, empresas podem se juntar para criar “dois campeões europeus e globais”, segundo o ministro francês da Economia, Arnaud Montebourg; oferta da multinacional alemã pela empresa francesa conta com a preferência do governo de François Hollande, diante de proposta da americana GE
Após anúncios das negociações avançadas entre a americana GE para comprar a francesa Alstom, a alemã Siemens conseguiu recuperar terreno na disputa.
Em carta ao governo de Paris, a multinacional alemã anunciou seu interesse pela Alstom, que entre outros negócios é responsável pela construção dos TGV.
O governo de François Hollande logo destacou sua preferência pela segunda opção. O ministro da Economia, Arnaud Montebourg, afirmou, em nota, que a operação criaria “dois campeões europeus e globais”.
A proposta da Siemens propõe a compra das divisões energéticas da Alstom. Em compensação abdica do seu negócio de comboios de alta-velocidade para a empresa francesa. De acordo com o documento, a Siemens avalia os ativos energéticos em 10 a 11 mil milhões de euros.
Pelo mundo, as duas empresas estão envolvidas em escândalos de formação de cartel e pagamento de propina a agentes públicos. No Brasil, a Siemens denunciou um esquema de corrupção em governos tucanos desde Mario Covas (1998) para fraudar licitações de trem e metro.
A Alstom também é investigada em parceria com o Ministério Público da Suíça por supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
