Porque a mídia festeja os 7 da Alemanha mas “pega leve” com os 6,5 da inflação?
Compartilhe
866 visitas - Fonte: Tijolaço
Repararam como a mídia está estranhamente “moderada” com o estouro, por 0,2%, da meta de inflação no acumulado de 12 meses?
Embora a meta seja o ano fechado - e não cada parcial de 12 meses – isso já foi motivo para os diagnósticos mais catastróficos sobre a economia brasileira.
E certamente seria “muito útil” para a oposição em letra de forma que temos em nosso país.
Há duas razões essenciais.
A primeira, como sempre, é dinheiro.
Nem mesmo eles acreditam que possam conseguir uma nova elevação na taxa de juros.
Mas há outra, política.
É que eles sabem que a inflação brasileira – até por conta do processo de “esfriamento” da economia que a imprensa comemora – entrou numa trajetória de queda que só não apareceu nos índices oficiais porque o “fator Copa”, com diárias de hotel e passagens aéreas mais caras, teve peso num índice que abrange pessoas com renda de até 40 salários-mínimos, o IPCA.
Que ficou, por isso, em 0,4% em junho, enquanto o INPC – que abrange os que ganham até cinco salários, ou 96% dos brasileiros – ficou em 0,26%.
O Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, que é apenas um pouco menos elástico que o IPCA – ele mede os gastos de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais – registrou 0,33% no mês de junho fechado e 0,16% medido de 10 de junho até hoje.
A imprensa econômica sabe, mas não diz, que em julho teremos uma taxa próxima de zero e dificilmente algo muito longe disso em agosto.
“Badalar” uma explosão inflacionária, agora, seria uma imprudência para eles.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
