Produção industrial volta a cair em junho
Foi a quarta retração seguida, de acordo com o IBGE. Setor automobilístico puxou queda
Compartilhe
759 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
A produção industrial brasileira caiu 1,4% de maio para junho, na quarta queda mensal seguida, segundo informou hoje (1º) o IBGE. Na comparação com junho do ano passado, a retração foi de 6,9%, também a quarta consecutiva – e a maior desde setembro de 2009 (-7,4%). No primeiro semestre, a atividade diminuiu 2,6%, enquanto em 12 meses registrou recuo de 0,6%, no primeiro resultado negativo nesse intervalo desde março de 2013 (-0,9%), mostrando, de acordo com o instituto, "clara perda de ritmo frente os resultados verificados em março (2,0%), abril (0,7%) e maio (0,2%).
No mês, a queda atividade industrial atingiu as quatro categorias pesquisadas e 18 dos 24 ramos. O IBGE aponta como principais influências negativas os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (-12,1%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-29,6%), além de máquinas e equipamentos (-9,4%), confecção de artigos de vestuário e acessórios (-10%) e produtos de borracha e de material plástico (-5,6%), entre outros. Dos setores que cresceram, os destaques foram produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (6,6%), produtos alimentícios (2,1%) e bebidas (2,5%).
Na comparação com junho de 2013, o instituto registrou retração nas quatro categorias e 21 dos 26 ramos ramos. Também nesse intervalo, a principal influência negativa foi do setor de veículos automotores (-36,3%), pressionado, diz o IBGE, "pela menor fabricação de automóveis, de caminhões, de caminhão-trator para reboques e semirreboques, de autopeças e de veículos para transporte de mercadorias". A produção de máquinas e equipamentos caiu 14,2% e a de metalurgia, 12,7%.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
