EMPREITEIRAS USARAM BLINDAGEM JURÍDICA EM 'DOAÇÕES'
Compartilhe
1165 visitas - Fonte: Brasil 247
Para driblar o limite legal de doações ou esconder os repasses, empresas transferiram recursos para candidatos por meio de parceiros comerciais; "Isso está no âmbito do jeitinho brasileiro, o que é lamentável porque a prestadora de serviços fica no papel de laranja", afirma o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello; "Moralmente é condenável, mas legalmente não tem como pegar"; detido na operação Lava Jato, executivo Gerson de Mello Almada, vice-presidente da construtora Engevix, relacionou o esquema de corrupção de Alberto Youssef ao financiamento privado dos partidos
Para camuflar parte do financiamento de partidos, grandes empreiteiras transferem recursos para candidatos por meio de parceiros comerciais.
A medida, adotada quando adotada para driblar o limite legal de doações ou para esconder os repasses, tem blindagem jurídica. "Isso está no âmbito do jeitinho brasileiro, o que é lamentável porque a prestadora de serviços fica no papel de laranja", afirma o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao Valor. "Moralmente é condenável, mas legalmente não tem como pegar, não vejo o que possa ser feito. É o tipo da coisa escamoteada que não tem como glosar", acrescenta.
Executivos das maiores empreiteiras do Brasil foram detidos pela operação Lava-Jato da Polícia Federal por envolvimento no esquema de desvios do doleiro Alberto Youssef e pagamento de propinas em contratos com a Petrobras. Em sua defesa, o executivo Gerson de Mello Almada, vice-presidente da construtora Engevix, relaciona o suposto cartel ao financiamento privado dos partidos. Ele diz que sofreu “achaques” do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, "em nome de partido, ou em nome de governo".
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
