FACIN É FAVORITO PARA A VAGA DE JOAQUIM BARBOSA
Compartilhe
1158 visitas - Fonte: Jornal GGN
A lógica da indicação dos novos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será a seguinte.
Para o STF, a ideia do Palácio será prestigiar o presidente Ricardo Lewandowski. Há quatro candidatos na fila: o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marcos Vinicius Coêlho, o procurador da República Eugênio Aragão, e os juristas Heleno Torres e o paranaense Luiz Edson Fachin. Aragão é um procurador corajoso, independente e sólido como uma rocha: a maneira como ouviu, impassível, as baixarias de Gilmar Mendes no TSE, respondendo protocolarmente provocou admiração geral.
Observadores da cena palaciana, no entanto, apontam leve favoritismo de Fachin.
Para o TSE, discutiam-se duas estratégias distintas. Uma delas seria tentar contentar Antonio Dias Toffolli, esperando quebrar sua aliança com Gilmar Mendes. A outra seria indicar um Ministro legalista, infenso a maquinações. Imperou o bom senso de considerar que seria rematada imprudência apostar em pacto com um Ministro que quase cria uma crise institucional, devido ao ego ferido - caso de Toffoli.
O nome favorito é o do advogado Admar Gonzaga, que teve papel relevante para impedir o "golpe paraguaio" de Toffoli e Gilmar.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
