FOLHA CORRE O RISCO DE FICAR CADA VEZ MAIS ' DISPENSÁVEL, SEGUNDO SUA OMBUDSMAN
Compartilhe
645 visitas - Fonte: saraiva13
A jornalista Vera Guimarães Martins, ombudsman da Folha de S. Paulo, usa sua coluna deste domingo 7 para tratar da reformulação do jornal impresso, que perdeu cadernos e ficou mais fino. Ela destaca "raiva, desencanto e perplexidade" de dezenas de leitores e avalia que "não será fácil conciliar consistência informativa e analítica num espaço cada vez mais reduzido". Leia alguns trechos:
Há muita especulação sobre o fim do jornal impresso, e a migração para o digital é um dos cenários à frente — mas não consta que seja para tão já. Nem é certo que ela venha a coroar a morte do impresso. É mais provável que ele continue vivo, servindo a um leitorado menor, que quer ir além da balbúrdia da internet e busca um conteúdo selecionado, com menos assuntos, mas maior profundidade, consistência noticiosa e muita análise.
Esse redesenho até agora não deu as caras. Da lista de intenções traçadas acima, só a redução de conteúdo está em vigor, reclamam com razão os leitores. Os textos estão cada vez mais curtos, e as reportagens se resumem ao arroz-com-feijão disponível na rede. As análises, antes obrigatórias nos temas mais importantes, praticamente sumiram após alguns poucos anos de experimentação.
De acordo com Vera, "o desafio agora é repensar o impresso à luz dessa lógica e com clareza coletiva de propósitos". A jornalista prevê que, "se continuar como está ou não for eficiente na transição da cobertura, a Folha será enxuta, mas corre o risco de ficar cada vez mais dispensável".
No 247
Postado por z carlos às 18:00 Marcadores: Crise da Mídia, Folha S.Paulo, ombudsman
Do Blog CONTEXTO LIVRE.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
