PSDB defende barragem, mas Aécio silencia
Ministério Público apontou a licença concedida pelo governo de Minas Gerais, na gestão de Aécio Neves (PSDB), à empresa Samarco como decisivo para que ocorresse a tragédia em Mariana; em nota, seção mineira do partido diz que procedimento foi correto; afirma ainda que em junho de 2015, cinco meses antes do rompimento da barragem, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou o licenciamento para a realização de grandes obras nas barragens
Compartilhe
924 visitas - Fonte: Brasil247
O presidente do PSDB e ex-governador de Minas Gerais, senador Aécio Neves, se silenciou sobre o licenciamento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, concedido quando governava o estado.
De acordo com o Ministério Público, a licença prévia para a obra em Mariana foi concedida, em 2007, sem que a mineradora apresentasse o projeto executivo. “O Ministério Público, desde o início, analisou o licenciamento com a maior profundidade possível. Podemos apontar com grande exatidão que ele (licenciamento) foi decisivo para que ocorresse essa tragédia”, afirmou o promotor Carlos Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pelo caso.
Líder da oposição que age para afastar a presidente Dilma Rousseff, o senador mineiro se calou diante da acusação. Quem se posicionou sobre a declaração foi o PSDB de Minas. Em nota, o partido alega que em junho de 2015, cinco meses antes do rompimento da barragem, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou o licenciamento para a realização de grandes obras nas barragens.
“Tais licenciamentos contaram com o aval do Ministério Público Estadual. Isto demonstra que o processo feito anteriormente foi realizado de acordo com a legislação então vigente”, acrescenta a nota, segundo o Globo.
A tragédia em Minas deixou 17 mortos, dois desaparecidos, e além de contaminar as aguas do Rio Doce. Os resíduos chegaram ao litoral da Bahia, segundo o Ibama.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
