No último minuto PSDB trai Temer e decide votar para derrubá-lo
Compartilhe
44958 visitas - Fonte: Globo
Após reunir a bancada, o líder do PSDB, deputado Ricardo Tripoli (SP), decidiu que irá orientar o voto pela aceitação da denúncia por corrupção contra Michel Temer, que deve ser votada hoje em plenário. Segundo o líder tucano, a bancada será liberada para votar como quiser, mas a orientação seguirá o desejo da maioria: contra o governo.
— Vamos orientar a favor da denúncia. É o que a bancada quer— disse Tripoli ao GLOBO.
Pelas contas internas, dos 46 deputados tucanos, cerca de 26 devem votar contra o governo e portanto pela aceitação da denúncia. O partido é um dos principais aliados de Temer e conta com quatro ministérios, inclusive o da articulação política, a Secretaria de Governo, nas mãos de Antonio Imbassahy. Ele e o ministro das Cidades, o deputado tucano Bruno Araújo, foram licenciados para votar a favor do governo.
A orientação do líder do partido será contra o relatório de outro tucano. Coube ao deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG) relatar um parecer contra a denúncia, já que o parecer favorável, do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), foi derrotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no último dia 13 de julho, numa etapa anterior à votação do caso no plenário.
Sem graça, Abi-ackel preferiu não comentar a decisão de Tripoli. Interrompido pela reportagem ao postar vídeo de sua fala no púlpito do plenário para a família no celular, Abi-ackel foi sucinto:
— Prefiro não comentar agora. Vamos aguardar, parece que ele vai orientar contra (seu parecer), mas vai liberar a bancada — comentou ao GLOBO.
A reunião da bancada acontecia enquanto Abi-ackel lia seu relatório favorável ao governo no plenário. A decisão de orientar pela aceitação da denúncia causou reações negativas entre os que permanecem defendendo o governo dentro do partido.
— Fica ruim para o partido. O partido está dividido e me parece que o Tripoli não está cumprindo a função de líder de um partido dividido. Ele não está correspondendo aos que votaram nele para liderar a bancada. Ele deveria simplesmente liberar a bancada, e não manifestar sua posição pessoal — disse um deputado tucano, pedindo reserva
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
Coligação de Lula exige inelegibilidade de Flávio Bolsonaro por máfia de "collabs" e propaganda ilegal
