Justiça

Lira pediu reunião com Fux para tratar de decisão de Rosa Weber sobre PEC dos precatórios

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, vão se reunir para tratar da decisão que suspendeu o pagamento das emendas de relator ao Orçamento da União, o chamado "orçamento secreto".

[bn1][/bn1]

A decisão, liminar (de caráter provisório), foi tomada pela ministra Rosa Weber na sexta-feira (5).

O "orçamento secreto" é como ficaram conhecidas as emendas parlamentares pagas na modalidade "emendas de relator". Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais e beneficiam somente alguns parlamentares.

Na prática, a destinação dos recursos é definida em acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal. Por isso, esses repasses são alvo de críticas de especialistas.

[bn2][/bn2]

A decisão de Rosa Weber foi concedida nas ações do PSOL, do Cidadania e do PSB que pedem para que o Supremo torne sem efeitos a execução dessas emendas.

A reunião desta segunda com Fux foi um pedido de Lira. O encontro deve ser às 17h.

A expectativa no governo e entre os parlamentares governistas é que o plenário do Supremo reverta a decisão de Weber.

Fonte: G1

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão